#PARTIU – UM PROJETO DE ESCUTA ATIVA E COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98999 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5739 "inscrito_id" => 20121 "titulo" => "#PARTIU – UM PROJETO DE ESCUTA ATIVA E COMUNICAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente projeto tem por foco a visita pedagógica dos técnicos da Secretaria de Educação de Petrópolis, Departamento de Ensino Fundamental, no município de Petrópolis (RJ), às Unidades Escolares. A essas visitas foi dado o nome Projeto #PARTIU, o qual surgiu em maio de 2022, após a tragédia das chuvas no município e retorno das aulas presenciais pós-pandemia, com o objetivo de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, junto às equipes gestoras, principalmente aos profissionais que atuam na Orientação Escolar. Desde a sua criação os técnicos da Secretaria de Educação buscam, por meio da Escuta Ativa e da Comunicação Inclusiva, criar estratégias pedagógicas para uma escola eficaz e uma educação de qualidade. A visita pedagógica pauta-se em dados obtidos nas avaliações diagnósticas realizadas em rede, através de pesquisa de campo de natureza aplicada e coleta de dados, que objetivam: acompanhar a trajetória escolar de forma a assegurar a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral, corresponsabilizando todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O Projeto #PARTIU vem fortalecendo vínculos entre os profissionais da educação que atuam nas escolas e os técnicos da Secretaria de Educação, por meio do diálogo, escuta ativa e ações colaborativas no planejamento e implementação de ações voltadas para a resolução de problemas evidenciados, considerando os recortes de desigualdade e a busca pela equidade. O presente projeto, até o momento, visitou 60% das escolas municipais, e tem como meta em 2023, 100%, de modo a garantir o diálogo e a corresponsabilidade na gestão da educação pública entre o poder público, a escola e a comunidade, num verdadeiro “regime de colaboração”, como afirma Gadotti (2016)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20121_TB5739_06122023160018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA CSICSAY DE MATTOS" "autor_nome_curto" => "Tatiana Csicsay" "autor_email" => "tatycsicsay@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98999 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5739 "inscrito_id" => 20121 "titulo" => "#PARTIU – UM PROJETO DE ESCUTA ATIVA E COMUNICAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "O presente projeto tem por foco a visita pedagógica dos técnicos da Secretaria de Educação de Petrópolis, Departamento de Ensino Fundamental, no município de Petrópolis (RJ), às Unidades Escolares. A essas visitas foi dado o nome Projeto #PARTIU, o qual surgiu em maio de 2022, após a tragédia das chuvas no município e retorno das aulas presenciais pós-pandemia, com o objetivo de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, junto às equipes gestoras, principalmente aos profissionais que atuam na Orientação Escolar. Desde a sua criação os técnicos da Secretaria de Educação buscam, por meio da Escuta Ativa e da Comunicação Inclusiva, criar estratégias pedagógicas para uma escola eficaz e uma educação de qualidade. A visita pedagógica pauta-se em dados obtidos nas avaliações diagnósticas realizadas em rede, através de pesquisa de campo de natureza aplicada e coleta de dados, que objetivam: acompanhar a trajetória escolar de forma a assegurar a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral, corresponsabilizando todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O Projeto #PARTIU vem fortalecendo vínculos entre os profissionais da educação que atuam nas escolas e os técnicos da Secretaria de Educação, por meio do diálogo, escuta ativa e ações colaborativas no planejamento e implementação de ações voltadas para a resolução de problemas evidenciados, considerando os recortes de desigualdade e a busca pela equidade. O presente projeto, até o momento, visitou 60% das escolas municipais, e tem como meta em 2023, 100%, de modo a garantir o diálogo e a corresponsabilidade na gestão da educação pública entre o poder público, a escola e a comunidade, num verdadeiro “regime de colaboração”, como afirma Gadotti (2016)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20121_TB5739_06122023160018.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA CSICSAY DE MATTOS" "autor_nome_curto" => "Tatiana Csicsay" "autor_email" => "tatycsicsay@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }