PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORES PARA A SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO MEDIDA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99011 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5756 "inscrito_id" => 20411 "titulo" => "PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORES PARA A SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO MEDIDA" "resumo" => "A avaliação é uma ferramenta fundamental no ensino, pois é com ela que a maioria dos professores tem o retorno de entendimento dos assuntos passados e do desenvolvimento da turma. Este trabalho trata de uma pesquisa de campo qualiquantitativa, objetivo geral deste trabalho é analisar a perspectiva dos professores e alunos a respeito da avaliação no ensino, tendo como base o levantamento de dados feito das duas partes sobre os métodos avaliativos, e assim identificar quais os alunos tendem a mostrar mais dificuldade, comparar aos que os professores preferem utilizar e assim explorar a ideia de reflexão e pesquisa sobre as alternativas para superar essa ideia negativa das avaliações como forma de medida, tomando como referência autores como Jussara Hoffmann (2014), José Carlos Libâneo (1994) e Cipriano Carlos Luckesi (2011). A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários para saber a preferência pelos métodos avaliativos, foi respondido por 23 professores de diversas áreas, e 25 alunos dos cursos de Técnico em Saneamento integrado e Técnico em Informática integrado, de diferentes períodos, do IFPE Campus Afogados da Ingazeira. No questionário foram realizadas 6 perguntas que abordaram os métodos avaliativos de Autoavaliação, Questões Objetivas, Questões Discursivas, Apresentação de seminário, Escrita Científica e Atividade para Casa. O resultado quantitativo obtido foi que mesmo alguns métodos tendo opiniões divergentes entre professores e alunos, foi possível identificar outros onde houve um consenso, tendo assim o ponto inicial para superar a avaliação como medida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20411_TB5756_20112023175401.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA RAQUEL MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "lrm1@discente.ifpe.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99011 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5756 "inscrito_id" => 20411 "titulo" => "PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORES PARA A SUPERAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO MEDIDA" "resumo" => "A avaliação é uma ferramenta fundamental no ensino, pois é com ela que a maioria dos professores tem o retorno de entendimento dos assuntos passados e do desenvolvimento da turma. Este trabalho trata de uma pesquisa de campo qualiquantitativa, objetivo geral deste trabalho é analisar a perspectiva dos professores e alunos a respeito da avaliação no ensino, tendo como base o levantamento de dados feito das duas partes sobre os métodos avaliativos, e assim identificar quais os alunos tendem a mostrar mais dificuldade, comparar aos que os professores preferem utilizar e assim explorar a ideia de reflexão e pesquisa sobre as alternativas para superar essa ideia negativa das avaliações como forma de medida, tomando como referência autores como Jussara Hoffmann (2014), José Carlos Libâneo (1994) e Cipriano Carlos Luckesi (2011). A metodologia utilizada foi a aplicação de questionários para saber a preferência pelos métodos avaliativos, foi respondido por 23 professores de diversas áreas, e 25 alunos dos cursos de Técnico em Saneamento integrado e Técnico em Informática integrado, de diferentes períodos, do IFPE Campus Afogados da Ingazeira. No questionário foram realizadas 6 perguntas que abordaram os métodos avaliativos de Autoavaliação, Questões Objetivas, Questões Discursivas, Apresentação de seminário, Escrita Científica e Atividade para Casa. O resultado quantitativo obtido foi que mesmo alguns métodos tendo opiniões divergentes entre professores e alunos, foi possível identificar outros onde houve um consenso, tendo assim o ponto inicial para superar a avaliação como medida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20411_TB5756_20112023175401.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA RAQUEL MIRANDA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA" "autor_email" => "lrm1@discente.ifpe.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }