LETRAMENTOS CRÍTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS E REVERBERAÇÕES ENTRE FORMAR E FORMA-SE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99029 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5779 "inscrito_id" => 20896 "titulo" => "LETRAMENTOS CRÍTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS E REVERBERAÇÕES ENTRE FORMAR E FORMA-SE." "resumo" => "O objeto de estudo desta pesquisa é a formação permanente de professores com vistas aos letramentos críticos, cujo as discussões são norteadas pela seguinte questão: como os letramentos críticos contribuem para a formação docente, no que tange o processo de formar e forma-se? O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como os letramentos críticos contribuem para o processo de formar e forma-se docente. A práxis pedagógica inclui o indivíduo, com suas singularidades e afetos”, assim "formar-se" implica perceber-se como um ser em transformação em busca de sentidos e novos significados para as relações e redes de saberes onde envolve-se. Assim, é essencial questionar e questionar-se, num movimento crítico e dialético que promova a reflexão constante sobre sua práxis, com o objetivo de qualificar a ação docente no ambiente escolar, inclusive pensando em inovações educativas que se iniciam no movimento da ação-reflexão-ação. Dessa forma, este estudo traça aproximações entre as categorias teóricas, Formação de professor e Letramentos Críticos, que perpassam pela capacidade do ser humano em perceber a complexidade do mundo, das relações e suas consequências e sua reverberações na práxis docente. A trajetória escolhida para a realização desta pesquisa fundamenta-se pela pesquisa qualitativa, com filiação epistemológica de inspiração etnográfica, tendo como aporte metodológico a etnometodologia, por compreender que o estudo dos fenômenos tem maior possibilidade de compreensão pelo observador, se estes forem acompanhados no seu cotidiano. Acresce-se ao percurso de investigação a pesquisa colaborativa, pois não se quer pesquisar “para” o professor, mas “com” ele. Para tanto, escolheu-se os seguintes instrumentos que melhor contribuem para a construção do corpus de pesquisa: diário de bordo, observação e entrevista. As informações construídas no campo serão analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Por fim esta pesquisa pretende colaborar com as discussões sobre o tema dentro das escolas de educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20896_TB5779_10122023235603.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONICA GOMES" "autor_email" => "monica.silva125@enova.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99029 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5779 "inscrito_id" => 20896 "titulo" => "LETRAMENTOS CRÍTICOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS E REVERBERAÇÕES ENTRE FORMAR E FORMA-SE." "resumo" => "O objeto de estudo desta pesquisa é a formação permanente de professores com vistas aos letramentos críticos, cujo as discussões são norteadas pela seguinte questão: como os letramentos críticos contribuem para a formação docente, no que tange o processo de formar e forma-se? O objetivo desta pesquisa consiste em compreender como os letramentos críticos contribuem para o processo de formar e forma-se docente. A práxis pedagógica inclui o indivíduo, com suas singularidades e afetos”, assim "formar-se" implica perceber-se como um ser em transformação em busca de sentidos e novos significados para as relações e redes de saberes onde envolve-se. Assim, é essencial questionar e questionar-se, num movimento crítico e dialético que promova a reflexão constante sobre sua práxis, com o objetivo de qualificar a ação docente no ambiente escolar, inclusive pensando em inovações educativas que se iniciam no movimento da ação-reflexão-ação. Dessa forma, este estudo traça aproximações entre as categorias teóricas, Formação de professor e Letramentos Críticos, que perpassam pela capacidade do ser humano em perceber a complexidade do mundo, das relações e suas consequências e sua reverberações na práxis docente. A trajetória escolhida para a realização desta pesquisa fundamenta-se pela pesquisa qualitativa, com filiação epistemológica de inspiração etnográfica, tendo como aporte metodológico a etnometodologia, por compreender que o estudo dos fenômenos tem maior possibilidade de compreensão pelo observador, se estes forem acompanhados no seu cotidiano. Acresce-se ao percurso de investigação a pesquisa colaborativa, pois não se quer pesquisar “para” o professor, mas “com” ele. Para tanto, escolheu-se os seguintes instrumentos que melhor contribuem para a construção do corpus de pesquisa: diário de bordo, observação e entrevista. As informações construídas no campo serão analisadas à luz da Análise Textual Discursiva. Por fim esta pesquisa pretende colaborar com as discussões sobre o tema dentro das escolas de educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20896_TB5779_10122023235603.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MONICA GOMES" "autor_email" => "monica.silva125@enova.edu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }