MATEMATICANDO: DESCOMPLICANDO À MATEMÁTICA DO SPAECE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99036 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5786 "inscrito_id" => 20516 "titulo" => "MATEMATICANDO: DESCOMPLICANDO À MATEMÁTICA DO SPAECE" "resumo" => "O projeto de intervenção foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo na cidade de Iguatu-Ceará. Matematicando: Descomplicando à matemática do SPAECE, teve-se como tema gerador as dificuldades dos alunos na disciplina de matemática e, a questão central era: Como aulas e atividades diferenciadas através de jogos, experimentações gincanas e dinâmicas, pode-se contribuir para que a aprendizagem acontecesse? Então, foi-se repensado e aplicado pelos alunos do curso de Licenciatura em Química, Residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) do IFCE - Campus Iguatu-Ce. Além disso, apresentou-se como objetivo Geral: reforçar o aprendizado no ensino de matemática dos alunos da E.E.F João Paulino de Araújo, com foco nas avaliações externas (SPAECE). A E.E.F João Paulino de Araújo é uma instituição pública vinculada ao ministério da educação que tem as modalidades de ensino infantil e fundamental I e II. Esta é uma instituição com uma logística complexa e, dessa forma, qualquer ação que se pretenda implementar na mesma, necessita-se de uma abordagem bem definida e coerente com a realidade local. Assim, obedeceu-se a uma exigência do PRP, onde o projeto fez-se necessário para consumar de fato a participação ativa dos residentes no ambiente escolar. Esse trabalho foi essencial, nessa nova realidade, para que os residentes buscassem desenvolver e aplicar métodos instrucionais e atrativos para o ensino, visando obter as finalidades almejadas. Dessa forma, a elaboração desse projeto teve-se uma suma importância para a aprendizagem dos formando pois, exigiu destes, bem como também permitiu aos mesmos uma análise mais profunda do contexto do ensino da matemática que favoreceu também a Química a qual é ensinada na disciplina de ciências na escola campo em que estes residiram." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20516_TB5786_22102023154427.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIRLÂNIA FREIRES DE MATOS" "autor_nome_curto" => "Girlania" "autor_email" => "maria.girlania.freires08@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99036 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5786 "inscrito_id" => 20516 "titulo" => "MATEMATICANDO: DESCOMPLICANDO À MATEMÁTICA DO SPAECE" "resumo" => "O projeto de intervenção foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo na cidade de Iguatu-Ceará. Matematicando: Descomplicando à matemática do SPAECE, teve-se como tema gerador as dificuldades dos alunos na disciplina de matemática e, a questão central era: Como aulas e atividades diferenciadas através de jogos, experimentações gincanas e dinâmicas, pode-se contribuir para que a aprendizagem acontecesse? Então, foi-se repensado e aplicado pelos alunos do curso de Licenciatura em Química, Residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) do IFCE - Campus Iguatu-Ce. Além disso, apresentou-se como objetivo Geral: reforçar o aprendizado no ensino de matemática dos alunos da E.E.F João Paulino de Araújo, com foco nas avaliações externas (SPAECE). A E.E.F João Paulino de Araújo é uma instituição pública vinculada ao ministério da educação que tem as modalidades de ensino infantil e fundamental I e II. Esta é uma instituição com uma logística complexa e, dessa forma, qualquer ação que se pretenda implementar na mesma, necessita-se de uma abordagem bem definida e coerente com a realidade local. Assim, obedeceu-se a uma exigência do PRP, onde o projeto fez-se necessário para consumar de fato a participação ativa dos residentes no ambiente escolar. Esse trabalho foi essencial, nessa nova realidade, para que os residentes buscassem desenvolver e aplicar métodos instrucionais e atrativos para o ensino, visando obter as finalidades almejadas. Dessa forma, a elaboração desse projeto teve-se uma suma importância para a aprendizagem dos formando pois, exigiu destes, bem como também permitiu aos mesmos uma análise mais profunda do contexto do ensino da matemática que favoreceu também a Química a qual é ensinada na disciplina de ciências na escola campo em que estes residiram." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20516_TB5786_22102023154427.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIRLÂNIA FREIRES DE MATOS" "autor_nome_curto" => "Girlania" "autor_email" => "maria.girlania.freires08@" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }