A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94980 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 7546 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "Este artigo científico apresenta a importância do letramento literário na escola para a formação de leitores críticos e conscientes. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de caráter bibliográfico, e destaca as principais teorias sobre letramento literário: a teoria autônoma, ideológica e crítica, e suas implicações no ensino de literatura na escola. As práticas pedagógicas mais efetivas para estimular o letramento literário são discutidas, incluindo a leitura de textos diversificados, a discussão crítica em sala de aula, a produção de textos literários e a valorização das experiências de leitura dos alunos. A partir disso, o presente estudo objetiva analisar a importância do letramento literário na escola para a formação de leitores. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: 1) analisar as principais teorias sobre letramento e suas implicações para o ensino de literatura na escola, 2) Identificar as práticas pedagógicas mais efetivas para estimular o letramento literário e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em sala de aula e 3) Discutir a importância da literatura como instrumento para a formação de cidadãos conscientes de sua realidade social e política. Os resultados ressaltam que a literatura é um instrumento poderoso para a formação de cidadãos conscientes de sua realidade social e política, permitindo compreender diferentes perspectivas, ampliar o repertório cultural e desenvolver habilidades críticas de análise e reflexão sobre a sociedade. O letramento literário é, portanto, valorizado como uma prática fundamental para a formação de indivíduos comprometidos com a transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7546_TB460_11052023054354.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINE OLIVEIRA LABAS" "autor_nome_curto" => "KALINE LABAS" "autor_email" => "kalinelabaslabas@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94980 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 460 "inscrito_id" => 7546 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "Este artigo científico apresenta a importância do letramento literário na escola para a formação de leitores críticos e conscientes. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e de caráter bibliográfico, e destaca as principais teorias sobre letramento literário: a teoria autônoma, ideológica e crítica, e suas implicações no ensino de literatura na escola. As práticas pedagógicas mais efetivas para estimular o letramento literário são discutidas, incluindo a leitura de textos diversificados, a discussão crítica em sala de aula, a produção de textos literários e a valorização das experiências de leitura dos alunos. A partir disso, o presente estudo objetiva analisar a importância do letramento literário na escola para a formação de leitores. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: 1) analisar as principais teorias sobre letramento e suas implicações para o ensino de literatura na escola, 2) Identificar as práticas pedagógicas mais efetivas para estimular o letramento literário e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita em sala de aula e 3) Discutir a importância da literatura como instrumento para a formação de cidadãos conscientes de sua realidade social e política. Os resultados ressaltam que a literatura é um instrumento poderoso para a formação de cidadãos conscientes de sua realidade social e política, permitindo compreender diferentes perspectivas, ampliar o repertório cultural e desenvolver habilidades críticas de análise e reflexão sobre a sociedade. O letramento literário é, portanto, valorizado como uma prática fundamental para a formação de indivíduos comprometidos com a transformação social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7546_TB460_11052023054354.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINE OLIVEIRA LABAS" "autor_nome_curto" => "KALINE LABAS" "autor_email" => "kalinelabaslabas@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }