DANÇA E PESQUISA CIENTÍFICA: A EVIDÊNCIA DESTA PRÁTICA NO CURSO SUPERIOR DE DANÇA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5910 "inscrito_id" => 17234 "titulo" => "DANÇA E PESQUISA CIENTÍFICA: A EVIDÊNCIA DESTA PRÁTICA NO CURSO SUPERIOR DE DANÇA." "resumo" => "Este artigo aborda a importância da iniciação científica na universidade como uma ferramenta para promover a cultura de pesquisa e estabelecer uma relação mais próxima entre academia e sociedade. A pesquisa se concentra em mapear a produção científica no curso superior de Dança, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Manaus, para evidenciar a importância da dança como uma área de conhecimento, visto que a prática da iniciação científica é um valioso recurso para a formação de universitários de dança, uma vez que proporciona a eles a chance de adentrar o universo da pesquisa, dando um olhar ressignificado para essa arte e tirando-a do lugar de senso comum de que é apenas “entretenimento”. A metodologia segue um direcionamento social histórico, levando em consideração o contexto regional da UEA, e segue a abordagem quali-quantitativa, recorrendo a pesquisa exploratória e documental acerca do que foi produzido em caráter de iniciação científica no âmbito da Dança, entre os anos de 2002 a 2022. Os dados obtidos estão investigados e compreendidos conforme a análise de conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados do estudo mostram que com a ajuda de instituições financiadoras de ações de iniciação científica, o curso superior em Dança, até por estar inserido em uma universidade jovem, tem paulatinamente efetivando-se como campo de perscrutação, e, divulgando aos apreciadores desta arte que ela vai além de apresentação artística, mas que possui identidade sócio-política-cultural e estabelece-se com nobre área do saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17234_TB5910_10122023221358.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWELYN GUEDES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EWELYN" "autor_email" => "ewelynguedesds@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5910 "inscrito_id" => 17234 "titulo" => "DANÇA E PESQUISA CIENTÍFICA: A EVIDÊNCIA DESTA PRÁTICA NO CURSO SUPERIOR DE DANÇA." "resumo" => "Este artigo aborda a importância da iniciação científica na universidade como uma ferramenta para promover a cultura de pesquisa e estabelecer uma relação mais próxima entre academia e sociedade. A pesquisa se concentra em mapear a produção científica no curso superior de Dança, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na cidade de Manaus, para evidenciar a importância da dança como uma área de conhecimento, visto que a prática da iniciação científica é um valioso recurso para a formação de universitários de dança, uma vez que proporciona a eles a chance de adentrar o universo da pesquisa, dando um olhar ressignificado para essa arte e tirando-a do lugar de senso comum de que é apenas “entretenimento”. A metodologia segue um direcionamento social histórico, levando em consideração o contexto regional da UEA, e segue a abordagem quali-quantitativa, recorrendo a pesquisa exploratória e documental acerca do que foi produzido em caráter de iniciação científica no âmbito da Dança, entre os anos de 2002 a 2022. Os dados obtidos estão investigados e compreendidos conforme a análise de conteúdo (AC) de Bardin. Os resultados do estudo mostram que com a ajuda de instituições financiadoras de ações de iniciação científica, o curso superior em Dança, até por estar inserido em uma universidade jovem, tem paulatinamente efetivando-se como campo de perscrutação, e, divulgando aos apreciadores desta arte que ela vai além de apresentação artística, mas que possui identidade sócio-política-cultural e estabelece-se com nobre área do saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17234_TB5910_10122023221358.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWELYN GUEDES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EWELYN" "autor_email" => "ewelynguedesds@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }