PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A UTILIZAÇÃO DA TORRE DE HANÓI COMO ALIADA NO ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL
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Deste modo, a sequência didática foi idealizada para quatro aulas divididas em quatro etapas: etapa 1 - Divisão dos grupos e apresentação do jogo, mostrando a importância e as regras básicas do jogo e contextualizar a lei de formação da Função Exponencial; etapa 2 - Competição entre os grupos, esse momento terá três fases, com três discos, quatro discos e com cinco discos no 1º pino, vence a equipe que anotou o menor número de movimentos dos discos em cada fase; etapa 3 - Construção de tabela e discussão sobre o jogo, nesse momento, o professor com as equipes irão construir uma tabela em cartolina que demonstrará os número de discos x quantidade de movimentos das equipes e ainda duas colunas uma contendo uma nova representação da quantidade de movimentos e outra utilizando as potências de base 2 que nada mais é do que uma sequência numérica que cresce de forma exponencial; etapa 4 - Criação de uma tabela que contenha a resolução do jogo Torre de Hanói com 6 (seis) discos ou mais, os alunos receberão uma atividade impressa contendo uma tabela mais estendida, onde darão continuidade preenchendo a coluna “Nº de discos” acima de seis discos, respectivamente. 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