OBJETOS INTELIGENTES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99387 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6232 "inscrito_id" => 20098 "titulo" => "OBJETOS INTELIGENTES" "resumo" => "Esse projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, nas disciplinas de Informática Básica II e Redes de Computadores II, no curso técnico integrado de informática, no segundo bimestre de 2021, intercalado entre as salas de aula e de informática. Levou-se em consideração o contexto do retorno às aulas pós-pandemia, o qual exigiu a promoção de ações que motivassem o estudante no ambiente educacional por meio de ações que desenvolvessem a autoria e o protagonismo do jovem, na resolução de problemas (BNCC/18), aliado à tecnologia como eixo transversal curricular, além de contribuir na formação e no desenvolvimento do Pensamento Computacional, habilidade essencial para o indivíduo do século XXI . Essa proposta foi realizada por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), dividido em etapas fundamentais para o seu desenvolvimento, iniciando com um brainstorming. A turma foi para a sala de informática realizar a investigação sobre o tema em questão, sua definição, seus componentes e arquitetura que o compõe. Nessa fase, os estudantes foram instigados a refletirem sobre a realidade da sua comunidade. Nas aulas de informática básica, houve a produção de slides e vídeos, e da documentação do objeto inteligente (OI) no editor de texto; dando continuidade nessa proposta, houve a realização da oficina mão-na-massa, com a abordagem da Aprendizagem criativa, onde foram usados materiais alternativos como papelão, garrafas pets, entre outros, além de leds e baterias. Essa dinâmica foi realizada com a divisão da turma em grupos, para: identificar um problema de seu dia a dia e desenhar seu protótipo para solucioná-lo. O projeto foi considerado positivo, houve o envolvimento de aproximadamente 80 estudantes, tendo o resultado apresentado à comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20098_TB6232_20112023170000.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA REGINA P A" "autor_nome_curto" => "Katia Regina P" "autor_email" => "ktiaregin@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99387 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6232 "inscrito_id" => 20098 "titulo" => "OBJETOS INTELIGENTES" "resumo" => "Esse projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, nas disciplinas de Informática Básica II e Redes de Computadores II, no curso técnico integrado de informática, no segundo bimestre de 2021, intercalado entre as salas de aula e de informática. Levou-se em consideração o contexto do retorno às aulas pós-pandemia, o qual exigiu a promoção de ações que motivassem o estudante no ambiente educacional por meio de ações que desenvolvessem a autoria e o protagonismo do jovem, na resolução de problemas (BNCC/18), aliado à tecnologia como eixo transversal curricular, além de contribuir na formação e no desenvolvimento do Pensamento Computacional, habilidade essencial para o indivíduo do século XXI . Essa proposta foi realizada por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), dividido em etapas fundamentais para o seu desenvolvimento, iniciando com um brainstorming. A turma foi para a sala de informática realizar a investigação sobre o tema em questão, sua definição, seus componentes e arquitetura que o compõe. Nessa fase, os estudantes foram instigados a refletirem sobre a realidade da sua comunidade. Nas aulas de informática básica, houve a produção de slides e vídeos, e da documentação do objeto inteligente (OI) no editor de texto; dando continuidade nessa proposta, houve a realização da oficina mão-na-massa, com a abordagem da Aprendizagem criativa, onde foram usados materiais alternativos como papelão, garrafas pets, entre outros, além de leds e baterias. Essa dinâmica foi realizada com a divisão da turma em grupos, para: identificar um problema de seu dia a dia e desenhar seu protótipo para solucioná-lo. O projeto foi considerado positivo, houve o envolvimento de aproximadamente 80 estudantes, tendo o resultado apresentado à comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20098_TB6232_20112023170000.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA REGINA P A" "autor_nome_curto" => "Katia Regina P" "autor_email" => "ktiaregin@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }