ABORDAGEM E REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER)
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A abordagem dessa temática decorre da percepção das/os bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, acerca da ausência de conhecimentos das/os alunas/os sobre direitos às políticas públicas, sobretudo voltadas à população negra. Desta forma, é necessário refletir sobre o papel da educação como um ato político e analisar a implementação da Lei 10.639/03 na construção curricular da EF, em busca de uma proposta decolonial. Essa proposta abrange aspectos socioantropológicos e a discussão sobre sistemas hegemônicos e suas implicações nos corpos. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir a educação para as relações étnico-raciais (ERER), a partir da perspectiva das/os alunas/os – em sua maioria negras/os – de uma escola pública sobre a existência de políticas afirmativas. A metodologia tem caráter qualitativo, na forma de um relato de experiência, com ênfase na análise dos argumentos das/os alunas/os sobre as políticas públicas voltadas à ERER. 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