CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99483 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6353 "inscrito_id" => 19166 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A relação entre filosofia e educação é bastante próxima, ambas se colocam à disposição da geração e partilha de conhecimento. Pode-se falar da existência de múltiplas formas de educação, assim como é possível relacionar diversas práticas a construção da filosofia, nesse sentido, é possível pensar na completude existente entre as práticas filosóficas e o mundo da educação em suas mais plurais searas. Elas são ora correntes de pensamentos, ora ramificações de uma ideia de ser quando suas essências de promover o notório saber. Nesse bojo, nasce a filosofia da educação, que tem assumido um papel determinante no processo de construção da pedagogia educacional, tendo como elemento chave a criticidade. No ensino de ciências não é comum abordar de forma direta conceitos filosóficos, muito disso está relacionado com as contradições do sistema capitalista no mundo da educação. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases – LDB (Lei nº 9.394/96) afirma que os processos formativos se dão no seio familiar, na vida em sociedade, nos movimentos sociais e demais organizações da sociedade civil, para além das instituições de ensino. Nesse sentido, é importante integrar a práxis filosófica nas ciências da natureza, potencializando um ensino autônomo e emancipador, que tenha como perspectiva a realidade na qual a comunidade escolar (no caso da educação formal) está inserida. Neste trabalho objetivou-se debater, a partir da literatura pesquisada, o diálogo existente entre educação e filosofia, apontando a importância da filosofia da educação para o ensino de ciências, na compreensão de que a filosofia e a educação se colocam lado a lado na reflexão necessária para construção de conhecimento e para tomada de atitude, que leva a mudança de realidades concretas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19166_TB6353_20062023193253.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRÍSEA CRISTINA NASCIMENTO DE CRISTO" "autor_nome_curto" => "CRÍSEA" "autor_email" => "crisea.cristo@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99483 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6353 "inscrito_id" => 19166 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A relação entre filosofia e educação é bastante próxima, ambas se colocam à disposição da geração e partilha de conhecimento. Pode-se falar da existência de múltiplas formas de educação, assim como é possível relacionar diversas práticas a construção da filosofia, nesse sentido, é possível pensar na completude existente entre as práticas filosóficas e o mundo da educação em suas mais plurais searas. Elas são ora correntes de pensamentos, ora ramificações de uma ideia de ser quando suas essências de promover o notório saber. Nesse bojo, nasce a filosofia da educação, que tem assumido um papel determinante no processo de construção da pedagogia educacional, tendo como elemento chave a criticidade. No ensino de ciências não é comum abordar de forma direta conceitos filosóficos, muito disso está relacionado com as contradições do sistema capitalista no mundo da educação. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases – LDB (Lei nº 9.394/96) afirma que os processos formativos se dão no seio familiar, na vida em sociedade, nos movimentos sociais e demais organizações da sociedade civil, para além das instituições de ensino. Nesse sentido, é importante integrar a práxis filosófica nas ciências da natureza, potencializando um ensino autônomo e emancipador, que tenha como perspectiva a realidade na qual a comunidade escolar (no caso da educação formal) está inserida. Neste trabalho objetivou-se debater, a partir da literatura pesquisada, o diálogo existente entre educação e filosofia, apontando a importância da filosofia da educação para o ensino de ciências, na compreensão de que a filosofia e a educação se colocam lado a lado na reflexão necessária para construção de conhecimento e para tomada de atitude, que leva a mudança de realidades concretas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID19166_TB6353_20062023193253.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRÍSEA CRISTINA NASCIMENTO DE CRISTO" "autor_nome_curto" => "CRÍSEA" "autor_email" => "crisea.cristo@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }