O presente estudo tem por finalidade analisar possíveis novos recursos didáticos para o ensino de história na educação básica. Nesse sentido, após a realização de pesquisa em diversos portais, como o Google acadêmico, o portal de periódicos da CAPES e a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) - que por meio da filtração de resultados utilizando operadores booleanos encontraram-se autores como José Ferreira Júnior, Douglas Mota Xavier, Circe Maria Fernandes Bittencourt - é possível afirmar que a história enquanto disciplina escolar pode utilizar como recursos e/ou matérias didáticos: histórias em quadrinhos (HQ's); cordéis; jogos, como o RPG - entre outros - além do tradicional livro didático, e por intermédio de uma educação multidimensional. Além disso, conclui-se que a utilização dos materiais anteriormente citados acabam por resultar em desafios para os professores da rede básica em razão de diversos fatores como, por exemplo, a estrutura escolar específica necessária para utilização dos novos recursos didáticos, a qual nem sempre é funcional, mas também novas possibilidades para a história ensinada nas instituições escolares de nível fundamental II e/ou no ensino médio, em razão de ao serem usufruídos acabam por gerar em uma educação que foge do bancarismo ao utilizar as denominadas metodologias ativas de ensino