ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM FORMA INOVADORA PARA ENSINAR CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99430 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6285 "inscrito_id" => 686 "titulo" => "ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM FORMA INOVADORA PARA ENSINAR CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo de alimentação sustentável. Esse assunto deve ser abordado nas escolas para além dos conteúdos do currículo formal, pois envolve a visão social do indivíduo, quanto o tipo de alimento que é consumido e sua influência na saúde, principalmente, considerando o aumento da obesidade infantil. A proposta envolveu uma avaliação qualitativa a partir de argumentos dos estudantes construídos ao longo de todas as atividades propostas, observando a importância de uma alimentação sustentável na qualidade de vida. Esse tipo de método pode incentivar os alunos a se tornarem sujeitos críticos e reflexivos, capazes de refletir sobre suas experiências. Os resultados demonstraram que a aplicação da sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de ciências, ao contextualizá-los com um problema socioambiental, no caso, a alimentação sustentável. Assim, foi possível inferir que essa abordagem metodológica pode ser utilizada por professores de Ciências, uma vez que é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para se adaptar a diferentes realidades, conteúdos e públicos. Assim, este estudo evidencia a relevância da utilização de sequências didáticas como uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre questões socioambientais e desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID686_TB6285_06122023110433.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDSON MURILO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FREDSON" "autor_email" => "fredmurilo18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99430 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6285 "inscrito_id" => 686 "titulo" => "ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM FORMA INOVADORA PARA ENSINAR CIÊNCIAS" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental sobre o conteúdo de alimentação sustentável. Esse assunto deve ser abordado nas escolas para além dos conteúdos do currículo formal, pois envolve a visão social do indivíduo, quanto o tipo de alimento que é consumido e sua influência na saúde, principalmente, considerando o aumento da obesidade infantil. A proposta envolveu uma avaliação qualitativa a partir de argumentos dos estudantes construídos ao longo de todas as atividades propostas, observando a importância de uma alimentação sustentável na qualidade de vida. Esse tipo de método pode incentivar os alunos a se tornarem sujeitos críticos e reflexivos, capazes de refletir sobre suas experiências. Os resultados demonstraram que a aplicação da sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos facilitou o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos de ciências, ao contextualizá-los com um problema socioambiental, no caso, a alimentação sustentável. Assim, foi possível inferir que essa abordagem metodológica pode ser utilizada por professores de Ciências, uma vez que é de fácil aplicação e apresenta flexibilidade para se adaptar a diferentes realidades, conteúdos e públicos. Assim, este estudo evidencia a relevância da utilização de sequências didáticas como uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências, proporcionando aos alunos a oportunidade de refletir sobre questões socioambientais e desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID686_TB6285_06122023110433.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FREDSON MURILO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FREDSON" "autor_email" => "fredmurilo18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }