HIV/AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES E APONTAMENTOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99628 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6555 "inscrito_id" => 21376 "titulo" => "HIV/AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES E APONTAMENTOS" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma tese em desenvolvimento que analisa a abordagem sobre HIV/AIDS nos livros didáticos de Ciências destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade educacional voltada para aqueles que não tiveram acesso à educação formal na idade dita apropriada. Considerando a importância da educação para a sexualidade e a relevância do tema HIV/AIDS, o estudo tem como objetivo investigar como esses livros didáticos abordam a temática, buscando identificar possíveis deslocamentos no ensino sobre o assunto. A pesquisa baseia-se em uma análise qualitativa dos livros didáticos nos anos de 2011 a 2014. Com o aporte de referenciais teóricos dos estudos de gênero e sexualidade articulados às teorizações foucaultianas e da história cultural, nos voltamos para o campo educacional para pensar a Educação em Ciências e Saúde e assim, neste artigo, pretendemos problematizar sobre alguns aspectos que poderão estar presentes nos livros, como a presença de informações atualizadas sobre HIV/AIDS, a abordagem adequada ao público da EJA e a promoção de atitudes não discriminatórias e de respeito à diversidade. Espera-se que o estudo contribua para a compreensão do contexto de ensino sobre HIV/AIDS na EJA e forneça subsídios para aprimorar a abordagem dessa temática nos livros didáticos utilizados nessa modalidade de ensino ou como reflexão para práticas docentes na EJA. Além disso, espera-se que os resultados possam auxiliar professores, gestores educacionais e elaboradores de materiais didáticos a desenvolver estratégias mais efetivas para uma educação que se proponha e ensinar tópicos sobre sexualidade na EJA, promovendo a conscientização, a prevenção e o combate ao estigma associado ao HIV/AIDS. Dessa forma, a pesquisa em andamento tem o potencial de contribuir para a melhoria no debate sobre sexualidade na EJA, bem como, a redução das vulnerabilidades relacionadas ao HIV/AIDS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21376_TB6555_20112023153739.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YOURY SOUZA MARQUES" "autor_nome_curto" => "Youry" "autor_email" => "yurysmsm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99628 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6555 "inscrito_id" => 21376 "titulo" => "HIV/AIDS EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES E APONTAMENTOS" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma tese em desenvolvimento que analisa a abordagem sobre HIV/AIDS nos livros didáticos de Ciências destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A EJA é uma modalidade educacional voltada para aqueles que não tiveram acesso à educação formal na idade dita apropriada. Considerando a importância da educação para a sexualidade e a relevância do tema HIV/AIDS, o estudo tem como objetivo investigar como esses livros didáticos abordam a temática, buscando identificar possíveis deslocamentos no ensino sobre o assunto. A pesquisa baseia-se em uma análise qualitativa dos livros didáticos nos anos de 2011 a 2014. Com o aporte de referenciais teóricos dos estudos de gênero e sexualidade articulados às teorizações foucaultianas e da história cultural, nos voltamos para o campo educacional para pensar a Educação em Ciências e Saúde e assim, neste artigo, pretendemos problematizar sobre alguns aspectos que poderão estar presentes nos livros, como a presença de informações atualizadas sobre HIV/AIDS, a abordagem adequada ao público da EJA e a promoção de atitudes não discriminatórias e de respeito à diversidade. Espera-se que o estudo contribua para a compreensão do contexto de ensino sobre HIV/AIDS na EJA e forneça subsídios para aprimorar a abordagem dessa temática nos livros didáticos utilizados nessa modalidade de ensino ou como reflexão para práticas docentes na EJA. Além disso, espera-se que os resultados possam auxiliar professores, gestores educacionais e elaboradores de materiais didáticos a desenvolver estratégias mais efetivas para uma educação que se proponha e ensinar tópicos sobre sexualidade na EJA, promovendo a conscientização, a prevenção e o combate ao estigma associado ao HIV/AIDS. Dessa forma, a pesquisa em andamento tem o potencial de contribuir para a melhoria no debate sobre sexualidade na EJA, bem como, a redução das vulnerabilidades relacionadas ao HIV/AIDS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21376_TB6555_20112023153739.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YOURY SOUZA MARQUES" "autor_nome_curto" => "Youry" "autor_email" => "yurysmsm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }