REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA CONSTRUÇÃO DE HORTA ESCOLAR.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99674 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6613 "inscrito_id" => 20739 "titulo" => "REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA CONSTRUÇÃO DE HORTA ESCOLAR." "resumo" => "A carência de temperos para complementar a merenda escolar e a necessidade de reaproveitar resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos presentes na área escolar e redondezas ocasionou o surgimento do projeto de horta suspensa. Foram utilizados materiais como metal, plástico e restos de madeira para a confecção das bases suspensas e, ao material orgânico coletado no terreno da escola, foram adicionados a insumos como húmus de minhoca e estrume para obtenção de terra adubada. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos receberam sementes de diversas espécies para o cultivo em sementeiras confeccionadas pelos mesmo. Foi escolhido um espaço dentro da escola onde foi instalado as bases utilizadas como suporte para a horta. O local escolhido atendia ao seguinte requisito: recebia luminosidade durante a manhã e estava próxima a área da cozinha da escola. Os participantes adquiriam em feiras, caixotes de madeira que foram forrados com folhas de bananeira ou serviram de apoio para galões plásticos que foram cortados e furados para servirem como vasos. Os caixotes forrados e os galões foram preenchidos com a terra preparada. Após o acondicionamento da terra, foram adicionadas sementes e introduzidas algumas mudas que os alunos cultivaram. Os alunos foram orientados como semear e irrigar a horta suspensa. As fileiras da horta foram identificadas com placas, contendo o nome da espécie cultivada e receberam, posteriormente, uma cobertura feita com sacos de trigo e a madeira utilizada para a armação foi recolhida de entulhos da área da escola. A horta escolar serviu também como um local de aulas práticas nos temas Botânica, Ecologia e Sustentabilidade, assim como incentivou alunos participantes a cultivarem legumes e verduras em suas residências. O primeiro resultado da horta escolar foi a colheita de maços de cheiro verde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20739_TB6613_23062023230325.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CESAR RODRIGUES COSTA" "autor_nome_curto" => "PAULO COSTA" "autor_email" => "paulo.ccosta@escola.seduc" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99674 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6613 "inscrito_id" => 20739 "titulo" => "REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA CONSTRUÇÃO DE HORTA ESCOLAR." "resumo" => "A carência de temperos para complementar a merenda escolar e a necessidade de reaproveitar resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos presentes na área escolar e redondezas ocasionou o surgimento do projeto de horta suspensa. Foram utilizados materiais como metal, plástico e restos de madeira para a confecção das bases suspensas e, ao material orgânico coletado no terreno da escola, foram adicionados a insumos como húmus de minhoca e estrume para obtenção de terra adubada. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos receberam sementes de diversas espécies para o cultivo em sementeiras confeccionadas pelos mesmo. Foi escolhido um espaço dentro da escola onde foi instalado as bases utilizadas como suporte para a horta. O local escolhido atendia ao seguinte requisito: recebia luminosidade durante a manhã e estava próxima a área da cozinha da escola. Os participantes adquiriam em feiras, caixotes de madeira que foram forrados com folhas de bananeira ou serviram de apoio para galões plásticos que foram cortados e furados para servirem como vasos. Os caixotes forrados e os galões foram preenchidos com a terra preparada. Após o acondicionamento da terra, foram adicionadas sementes e introduzidas algumas mudas que os alunos cultivaram. Os alunos foram orientados como semear e irrigar a horta suspensa. As fileiras da horta foram identificadas com placas, contendo o nome da espécie cultivada e receberam, posteriormente, uma cobertura feita com sacos de trigo e a madeira utilizada para a armação foi recolhida de entulhos da área da escola. A horta escolar serviu também como um local de aulas práticas nos temas Botânica, Ecologia e Sustentabilidade, assim como incentivou alunos participantes a cultivarem legumes e verduras em suas residências. O primeiro resultado da horta escolar foi a colheita de maços de cheiro verde." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20739_TB6613_23062023230325.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO CESAR RODRIGUES COSTA" "autor_nome_curto" => "PAULO COSTA" "autor_email" => "paulo.ccosta@escola.seduc" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }