BULLYING E SAÚDE MENTAL: INTERVENÇÕES COM FOCO EM PREVENÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98568 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5175 "inscrito_id" => 19379 "titulo" => "BULLYING E SAÚDE MENTAL: INTERVENÇÕES COM FOCO EM PREVENÇÃO" "resumo" => "O bullying é um fenômeno complexo, caracterizado por comportamentos e/ou falas agressivas intencionais e sistemáticas que podem impactar de maneira disfuncional e significativa a vida de crianças e adolescentes, podendo causar danos durante o período de vida escolar e se estendendo à fase adulta. Compreende-se que o ambiente escolar é um dos principais núcleos de socialização secundária, e essas interações influenciam diretamente no desenvolvimento da personalidade. As consequências da vitimização do bullying podem se manifestar por adoecimentos como depressão, ansiedade, baixa autoestima, violência e isolamento social. Além disso, os agressores (que também são vítimas deste fenômeno) podem desenvolver quadros como Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno de Conduta (TC), comportamentos agressivos e condutas violentas. Este fenômeno no contexto escolar acarreta prejuízo para saúde mental, bem-estar e o processo de ensino aprendizagem dos estudantes em diferentes faixas etárias. O objetivo do presente trabalho, por meio de um levantamento bibliográfico nas bases de dados acadêmicos: pubmed, Scielo, Pepsic, Google acadêmico é identificar as intervenções psicológicas e ações bem sucedidas utilizadas para prevenção do fenômeno bullying nas escolas. Espera-se com este estudo a promoção de reflexão sobre ações bem sucedidas com o foco em prevenir esse fenômeno, por meio de programas que incluam a educação emocional, o treinamento de habilidades sociais, a resolução de conflitos, comunicação assertiva, grupos de apoio e ações que contemplam pais e professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19379_TB5175_09112023200638.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE CORREIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Ana Caroline" "autor_email" => "psianacarolinecorreia@gma" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98568 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5175 "inscrito_id" => 19379 "titulo" => "BULLYING E SAÚDE MENTAL: INTERVENÇÕES COM FOCO EM PREVENÇÃO" "resumo" => "O bullying é um fenômeno complexo, caracterizado por comportamentos e/ou falas agressivas intencionais e sistemáticas que podem impactar de maneira disfuncional e significativa a vida de crianças e adolescentes, podendo causar danos durante o período de vida escolar e se estendendo à fase adulta. Compreende-se que o ambiente escolar é um dos principais núcleos de socialização secundária, e essas interações influenciam diretamente no desenvolvimento da personalidade. As consequências da vitimização do bullying podem se manifestar por adoecimentos como depressão, ansiedade, baixa autoestima, violência e isolamento social. Além disso, os agressores (que também são vítimas deste fenômeno) podem desenvolver quadros como Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtorno de Conduta (TC), comportamentos agressivos e condutas violentas. Este fenômeno no contexto escolar acarreta prejuízo para saúde mental, bem-estar e o processo de ensino aprendizagem dos estudantes em diferentes faixas etárias. O objetivo do presente trabalho, por meio de um levantamento bibliográfico nas bases de dados acadêmicos: pubmed, Scielo, Pepsic, Google acadêmico é identificar as intervenções psicológicas e ações bem sucedidas utilizadas para prevenção do fenômeno bullying nas escolas. Espera-se com este estudo a promoção de reflexão sobre ações bem sucedidas com o foco em prevenir esse fenômeno, por meio de programas que incluam a educação emocional, o treinamento de habilidades sociais, a resolução de conflitos, comunicação assertiva, grupos de apoio e ações que contemplam pais e professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19379_TB5175_09112023200638.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE CORREIA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Ana Caroline" "autor_email" => "psianacarolinecorreia@gma" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }