A CONSTRUÇÃO DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99715 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6674 "inscrito_id" => 1324 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este resumo apresenta breve discussões acerca do papel da família na educação infantil, com vistas no/para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar. Nesse sentido, buscamos compreender como as famílias podem intervir na construção de valores que venham a contribuir no crescimento educacional das crianças e dessa forma ajudar aos educadores a enfrentar os desafios presentes na sala de aula. É sabido que a Educação Infantil é um processo formativo vivenciado pelas crianças, que tem como objetivo ajudá-los a conhecer, conviver e construir de forma lúdica, capacidades e habilidades motoras e cognitivas necessárias para sua inserção na alfabetização. A literatura relacionada a Educação Infantil, como a LDB e BNCC, orientam ao professor promover caminhos através da sua proposta pedagógica, a construção dos direitos de aprendizagens e as competências na/para as crianças. Para tanto é crescente no contexto escolar o enfrentamento de dificuldades por parte dos professores, relacionadas às questões comportamentais dos estudantes, caracterizados na sua grande maioria, por uma diversidade de contextos familiares. Frente a esse contexto, o fazer pedagógico dos professores tem sido afetado cotidianamente, uma vez que, na prática há necessidade de interromper as aulas para intervir e mediar os conflitos. Dessa forma, a família apresenta um papel fundamental no/para a construção do desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. Assim, constata-se que, quando a família se faz presente no ambiente escolar, as crianças tornam-se mais preparadas emocionalmente, apresentando um melhor desenvolvimento e desempenho no processo de construção do conhecimento. Portanto, compreende-se que a família é fundamental para que haja um trabalho conjunto, na qual, esta torna-se aliada do professor para que de fato o processo de aprendizagem se efetive com qualidade. Para a realização deste trabalho, nos fundamentamos em alguns estudiosos que discutem a temática, e que em suas pesquisas, nos permitiram compreender a importância da família na/para construção de valores no espaço educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1324_TB6674_09122023065156.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMELIANE FIEGUEREDO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "amelianediva@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNICA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99715 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6674 "inscrito_id" => 1324 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE VALORES NO AMBIENTE ESCOLAR: O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este resumo apresenta breve discussões acerca do papel da família na educação infantil, com vistas no/para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar. Nesse sentido, buscamos compreender como as famílias podem intervir na construção de valores que venham a contribuir no crescimento educacional das crianças e dessa forma ajudar aos educadores a enfrentar os desafios presentes na sala de aula. É sabido que a Educação Infantil é um processo formativo vivenciado pelas crianças, que tem como objetivo ajudá-los a conhecer, conviver e construir de forma lúdica, capacidades e habilidades motoras e cognitivas necessárias para sua inserção na alfabetização. A literatura relacionada a Educação Infantil, como a LDB e BNCC, orientam ao professor promover caminhos através da sua proposta pedagógica, a construção dos direitos de aprendizagens e as competências na/para as crianças. Para tanto é crescente no contexto escolar o enfrentamento de dificuldades por parte dos professores, relacionadas às questões comportamentais dos estudantes, caracterizados na sua grande maioria, por uma diversidade de contextos familiares. Frente a esse contexto, o fazer pedagógico dos professores tem sido afetado cotidianamente, uma vez que, na prática há necessidade de interromper as aulas para intervir e mediar os conflitos. Dessa forma, a família apresenta um papel fundamental no/para a construção do desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. Assim, constata-se que, quando a família se faz presente no ambiente escolar, as crianças tornam-se mais preparadas emocionalmente, apresentando um melhor desenvolvimento e desempenho no processo de construção do conhecimento. Portanto, compreende-se que a família é fundamental para que haja um trabalho conjunto, na qual, esta torna-se aliada do professor para que de fato o processo de aprendizagem se efetive com qualidade. Para a realização deste trabalho, nos fundamentamos em alguns estudiosos que discutem a temática, e que em suas pesquisas, nos permitiram compreender a importância da família na/para construção de valores no espaço educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1324_TB6674_09122023065156.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AMELIANE FIEGUEREDO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "amelianediva@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNICA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }