A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99807 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6796 "inscrito_id" => 694 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo abordar sobre a participação da comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico (PPP), ratificando sua importância para promoção de uma gestão democrática e uma educação de qualidade. O projeto político-pedagógico é um documento que estabelece os princípios, diretrizes e metas da instituição de ensino, servindo como um guia para as ações e decisões da escola. A participação da comunidade escolar envolve a colaboração ativa de professores, estudantes, pais, funcionários e demais membros da comunidade local. Essa participação pode ocorrer por meio de diferentes canais, como reuniões, assembleias, conselhos escolares e outros espaços de diálogo e deliberação. Ao envolver a comunidade escolar na construção do PPP, é possível garantir que diferentes perspectivas sejam consideradas e que as necessidades e expectativas de todos os envolvidos sejam contempladas. Além disso, a participação fortalece os vínculos entre a escola e a comunidade, promovendo um senso de pertencimento e coletividade. Esta pesquisa se trata de um estudo de caso, realizado em uma escola estadual do Ceará. Sua base de dados se deu a partir dos resultados da comunidade escolar na pesquisa realizada no primeiro semestre de 2023, em que teve como propósito proporcionar retificações a partir das respostas dos envolvidos. Para discussão dos resultados, utilizou-se análise de dados e de conteúdos, em busca de concretizar uma pesquisa de caráter qualitativo. Neste sentido, a reflexão deste estudo consolidou que a participação da comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico é essencial para uma gestão democrática e uma educação de qualidade. Essa participação fortalece os laços entre a escola e a comunidade, promovendo um sentido de pertencimento e colaboração. Ao envolver diferentes atores na construção do PPP, é possível contemplar uma diversidade de perspectivas e necessidades, resultando em ações mais contextualizadas e inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID694_TB6796_20062023211830.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA PEREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "profgaby@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99807 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6796 "inscrito_id" => 694 "titulo" => "A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo abordar sobre a participação da comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico (PPP), ratificando sua importância para promoção de uma gestão democrática e uma educação de qualidade. O projeto político-pedagógico é um documento que estabelece os princípios, diretrizes e metas da instituição de ensino, servindo como um guia para as ações e decisões da escola. A participação da comunidade escolar envolve a colaboração ativa de professores, estudantes, pais, funcionários e demais membros da comunidade local. Essa participação pode ocorrer por meio de diferentes canais, como reuniões, assembleias, conselhos escolares e outros espaços de diálogo e deliberação. Ao envolver a comunidade escolar na construção do PPP, é possível garantir que diferentes perspectivas sejam consideradas e que as necessidades e expectativas de todos os envolvidos sejam contempladas. Além disso, a participação fortalece os vínculos entre a escola e a comunidade, promovendo um senso de pertencimento e coletividade. Esta pesquisa se trata de um estudo de caso, realizado em uma escola estadual do Ceará. Sua base de dados se deu a partir dos resultados da comunidade escolar na pesquisa realizada no primeiro semestre de 2023, em que teve como propósito proporcionar retificações a partir das respostas dos envolvidos. Para discussão dos resultados, utilizou-se análise de dados e de conteúdos, em busca de concretizar uma pesquisa de caráter qualitativo. Neste sentido, a reflexão deste estudo consolidou que a participação da comunidade escolar na construção do projeto político-pedagógico é essencial para uma gestão democrática e uma educação de qualidade. Essa participação fortalece os laços entre a escola e a comunidade, promovendo um sentido de pertencimento e colaboração. Ao envolver diferentes atores na construção do PPP, é possível contemplar uma diversidade de perspectivas e necessidades, resultando em ações mais contextualizadas e inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID694_TB6796_20062023211830.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA PEREIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "profgaby@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }