QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA DE UMA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN NA UNIVERSIDADE PÚBLICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99822 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6813 "inscrito_id" => 19502 "titulo" => "QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA DE UMA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN NA UNIVERSIDADE PÚBLICA" "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato da história sobre o ingresso e permanência de uma pessoa com Síndrome de Down no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará. xO objetivo do trabalho é partilhar um relato de vida da estudante universitária com Síndrome de Down diante do contexto da educação especial e inclusiva na educação básica como fundamental para o ingresso e permanência na universidade pública, a importância da família no percurso formativo e a valorização dos diversos saberes no ensino superior. O relato terá constante diálogo entre a protagonista e autora principal do trabalho, uma amiga e do mesmo curso, a irmã e uma professora da universidade, a respeito da luta por uma educação equitativa e justa. Diante disso, o destaque da fala será a partir do trecho da música Pra não dizer quem não falei das Flores que diz “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, a qual foi parte de um trabalho de um disciplina curricular, na qual escolhi e cantei a música porque gosto de decidir sobre minha participação nas atividades e assim, minha voz pode ser verdadeiramente escutada. Eu gosto de estar no curso de Pedagogia, ter sido pibidiana, estagiar na educação infantil e participar de tantas atividades, porque sei que sou capaz. Sou muito participativa, e assim vou (re)construindo caminhos e seguindo com o meu protagonismo, mas também com o apoio que é necessário das minhas amigas, vou conseguir ser uma boa pedagoga. E por fim, falamos sobre esperançar para todos os estudantes egressos de escolas públicas, que desejam o ingresso e permanência na universidade pública, mas falamos sobretudo do esperançar em um grupo de estudantes que precisa empoderar-se e fazer sua voz chegar aos vários espaços sociais, ocupando o seu espaço, de sonhos e projetos, e de direito." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581e2ab0fa85_19122023153627.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 15:36:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOLINY KÉSSYA FREITAS DE ABREU" "autor_nome_curto" => "Moliny Abreu" "autor_email" => "moliny.abreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99822 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6813 "inscrito_id" => 19502 "titulo" => "QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA DE UMA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN NA UNIVERSIDADE PÚBLICA" "resumo" => "Este trabalho consiste em um relato da história sobre o ingresso e permanência de uma pessoa com Síndrome de Down no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Ceará. xO objetivo do trabalho é partilhar um relato de vida da estudante universitária com Síndrome de Down diante do contexto da educação especial e inclusiva na educação básica como fundamental para o ingresso e permanência na universidade pública, a importância da família no percurso formativo e a valorização dos diversos saberes no ensino superior. O relato terá constante diálogo entre a protagonista e autora principal do trabalho, uma amiga e do mesmo curso, a irmã e uma professora da universidade, a respeito da luta por uma educação equitativa e justa. Diante disso, o destaque da fala será a partir do trecho da música Pra não dizer quem não falei das Flores que diz “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, a qual foi parte de um trabalho de um disciplina curricular, na qual escolhi e cantei a música porque gosto de decidir sobre minha participação nas atividades e assim, minha voz pode ser verdadeiramente escutada. Eu gosto de estar no curso de Pedagogia, ter sido pibidiana, estagiar na educação infantil e participar de tantas atividades, porque sei que sou capaz. Sou muito participativa, e assim vou (re)construindo caminhos e seguindo com o meu protagonismo, mas também com o apoio que é necessário das minhas amigas, vou conseguir ser uma boa pedagoga. E por fim, falamos sobre esperançar para todos os estudantes egressos de escolas públicas, que desejam o ingresso e permanência na universidade pública, mas falamos sobretudo do esperançar em um grupo de estudantes que precisa empoderar-se e fazer sua voz chegar aos vários espaços sociais, ocupando o seu espaço, de sonhos e projetos, e de direito." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581e2ab0fa85_19122023153627.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 15:36:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOLINY KÉSSYA FREITAS DE ABREU" "autor_nome_curto" => "Moliny Abreu" "autor_email" => "moliny.abreu@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }