Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

HIGH SCHOOL MEMORIES: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: SENSO CRÍTICO, LÍNGUA INGLESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Pôster (PO) Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9985
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 281
    "titulo" => "HIGH SCHOOL MEMORIES: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Atualmente, no contexto educacional, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2008), evidencia-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento não só linguístico como também crítico e sociocultural dos alunos. Nesta perspectiva, nós, que fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, temos como objetivo, por meio deste trabalho, desvelar sobre um projeto com sequência didática (SD) que visa desenvolver as habilidades de leitura e escrita em LI de alunos de uma escola pública, especificamente do ensino médio, e também proporcionar discussões críticas e comparativas sobre os sistemas de ensino brasileiro e norte-americano. Quanto ao desenvolvimento das habilidades acima indicadas, promovemos atividades de leitura e produção de gêneros textuais (mensagens, legendas e a linha do tempo autobiográfica) e estudos gramaticas e lexicais contextualizados em conformidade com o tema geral do projeto, objetivando contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos. O projeto está sendo aplicado em uma escola estadual da rede pública de ensino com vinte e três alunos do 3o ano do Ensino Médio, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com duração de quatro meses. Nosso suporte teórico está ancorado em Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cristóvão (2009), no que se refere à produção e aplicação de SDs e em relação ao estudo de gêneros textuais, Marchuschi (2008). Os resultados parciais apontam para o crescente desenvolvimento linguístico e sociocultural, no tocante ao sistema educacional americano dos alunos na LI, através de produções para o projeto final da SD."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "SENSO CRÍTICO, LÍNGUA INGLESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_16_10_21_idinscrito_281_5592c61a734b19d62e2434ec6e8f7ce8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYSA TUANA MELO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAYSA MELO"
    "autor_email" => "laysa.smith@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARÁIBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9985
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 15
    "inscrito_id" => 281
    "titulo" => "HIGH SCHOOL MEMORIES: UMA PROPOSTA DINÂMICA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Atualmente, no contexto educacional, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2008), evidencia-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento não só linguístico como também crítico e sociocultural dos alunos. Nesta perspectiva, nós, que fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, temos como objetivo, por meio deste trabalho, desvelar sobre um projeto com sequência didática (SD) que visa desenvolver as habilidades de leitura e escrita em LI de alunos de uma escola pública, especificamente do ensino médio, e também proporcionar discussões críticas e comparativas sobre os sistemas de ensino brasileiro e norte-americano. Quanto ao desenvolvimento das habilidades acima indicadas, promovemos atividades de leitura e produção de gêneros textuais (mensagens, legendas e a linha do tempo autobiográfica) e estudos gramaticas e lexicais contextualizados em conformidade com o tema geral do projeto, objetivando contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos. O projeto está sendo aplicado em uma escola estadual da rede pública de ensino com vinte e três alunos do 3o ano do Ensino Médio, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com duração de quatro meses. Nosso suporte teórico está ancorado em Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cristóvão (2009), no que se refere à produção e aplicação de SDs e em relação ao estudo de gêneros textuais, Marchuschi (2008). Os resultados parciais apontam para o crescente desenvolvimento linguístico e sociocultural, no tocante ao sistema educacional americano dos alunos na LI, através de produções para o projeto final da SD."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada"
    "palavra_chave" => "SENSO CRÍTICO, LÍNGUA INGLESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_24_09_2014_16_10_21_idinscrito_281_5592c61a734b19d62e2434ec6e8f7ce8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAYSA TUANA MELO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAYSA MELO"
    "autor_email" => "laysa.smith@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARÁIBA - UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Atualmente, no contexto educacional, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2008), evidencia-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento não só linguístico como também crítico e sociocultural dos alunos. Nesta perspectiva, nós, que fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, temos como objetivo, por meio deste trabalho, desvelar sobre um projeto com sequência didática (SD) que visa desenvolver as habilidades de leitura e escrita em LI de alunos de uma escola pública, especificamente do ensino médio, e também proporcionar discussões críticas e comparativas sobre os sistemas de ensino brasileiro e norte-americano. Quanto ao desenvolvimento das habilidades acima indicadas, promovemos atividades de leitura e produção de gêneros textuais (mensagens, legendas e a linha do tempo autobiográfica) e estudos gramaticas e lexicais contextualizados em conformidade com o tema geral do projeto, objetivando contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos. O projeto está sendo aplicado em uma escola estadual da rede pública de ensino com vinte e três alunos do 3o ano do Ensino Médio, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com duração de quatro meses. Nosso suporte teórico está ancorado em Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cristóvão (2009), no que se refere à produção e aplicação de SDs e em relação ao estudo de gêneros textuais, Marchuschi (2008). Os resultados parciais apontam para o crescente desenvolvimento linguístico e sociocultural, no tocante ao sistema educacional americano dos alunos na LI, através de produções para o projeto final da SD.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.