Atualmente, no contexto educacional, em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2008), evidencia-se a importância do ensino de Língua Inglesa (LI) para o desenvolvimento não só linguístico como também crítico e sociocultural dos alunos. Nesta perspectiva, nós, que fazemos parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, temos como objetivo, por meio deste trabalho, desvelar sobre um projeto com sequência didática (SD) que visa desenvolver as habilidades de leitura e escrita em LI de alunos de uma escola pública, especificamente do ensino médio, e também proporcionar discussões críticas e comparativas sobre os sistemas de ensino brasileiro e norte-americano. Quanto ao desenvolvimento das habilidades acima indicadas, promovemos atividades de leitura e produção de gêneros textuais (mensagens, legendas e a linha do tempo autobiográfica) e estudos gramaticas e lexicais contextualizados em conformidade com o tema geral do projeto, objetivando contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos. O projeto está sendo aplicado em uma escola estadual da rede pública de ensino com vinte e três alunos do 3o ano do Ensino Médio, na cidade de Campina Grande, Paraíba, com duração de quatro meses. Nosso suporte teórico está ancorado em Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cristóvão (2009), no que se refere à produção e aplicação de SDs e em relação ao estudo de gêneros textuais, Marchuschi (2008). Os resultados parciais apontam para o crescente desenvolvimento linguístico e sociocultural, no tocante ao sistema educacional americano dos alunos na LI, através de produções para o projeto final da SD.