CARVALHO, Liliane Vilar De. A inteligência coletiva e seus usos na educação. Anais IV ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9994>. Acesso em: 24/11/2024 20:59
INTRODUÇÃO A Inteligência Coletiva permite a cooperação entre professores e alunos das mais variadas instituições acadêmicas, sendo relevante utilizá-la no ambiente escolar, como forma de provocar uma mudança no ambiente institucional e no aprendizado dos alunos. Somado a isso, outro propósito de se utilizar a Inteligência Coletiva na educação é assegurar a melhoria do fluxo escolar e a aprendizagem dos estudantes, diminuindo as taxas de evasão dos ambientes escolares. Este processo, insere-se nas estratégias do Plano Nacional da Educação/2011-2020, garantindo, dessa forma, uma grande melhoria na qualidade da educação. OBJETIVO Dentro deste contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar como está sendo utilizada a Inteligência Coletiva no âmbito da educação. Metodologia O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica em artigos científicos e obras literárias, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e de documentação indireta-documental. RESULTADOS Nesta análise verificou-se a unanimidade dos autores sobre a importância de se utilizar Inteligência Coletiva como forma de melhorar e facilitar a produção dos processos de comunicação; como também que a utilização da Inteligência Coletiva na educação permite um crescimento individual satisfatório de todos os envolvidos no processo e que ela no futuro será utilizada para o desenvolvimento de novas tecnologias e em pesquisas de todos os tipos. Além disso, essa Inteligência pode ser transformada em vantagem competitiva assim como permite a criação de informações novas a partir das já existentes no sistema, por meio da técnica de Inteligência Coletiva Inteligente. CONCLUSÃO Uma dificuldade encontrada no desenvolvimento do trabalho foi a pouca quantidade de obras literárias e de artigos científicos sobre o assunto de Inteligência Coletiva na educação, mesmo sendo este um tema debatido há vários anos, poucas são as pesquisas nessa área, havendo certa resistência dos pesquisadores por este assunto.