O Tribunal de Justiça da Paraíba – TJPB e a Escola Superior da Magistratura da Paraíba – ESMA realizaram o II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO DA ESMA/PB – CIDESMA, com a temática: “Direito digital, neurociências e inovação: Abordagens multifocais das garantias constitucionais”, no período de 20 a 22 de novembro de 2024.
A parceria inovadora com a Fundação Parque Tecnológico, iniciada em 2023, associada à atuação competente da REALIZE Eventos Científicos, garantiu a qualidade dessa segunda edição do evento.
A programação, cuidadosamente pensada pela direção da ESMA, permitiu a reflexão e a discussão de temas contemporâneos do Direito, abrindo espaço para discussões na perspectiva multifocal ou interseccional, promovendo a participação de magistrados/as, servidores/as do Judiciário, estudiosos/as, docentes, pesquisadores/as, especialistas e discentes do Brasil e de diferentes países.
Além das salas de interações acadêmicas, o evento também contou com importante espaço dedicado às comunicações orais. Os trabalhos apresentados, com indiscutível qualidade teórica, alicerçada em temas atuais e relevantes, indicaram que a ESMA está no caminho certo, ao iniciar um processo de fortalecimento acadêmico no TJPB, por meio do fomento à produção intelectual e científica de magistrados e demais servidores. Em 2024, seguimos na perspectiva da inovação, introduzindo na programação uma atividade diferenciada: os VideoCast - espaço que proporcionou maior inserção de participantes externos, que se inseriram no evento de forma remota.
O presente livro, intitulado: “ESTUDOS MULTIDIMENSIONAIS DO DIREITO” é corolário de mais uma iniciativa exitosa, fruto de evento acadêmico e científico, realizado pela ESMA.
Seguiremos nessa caminhada, na busca de consolidar a ESMA como espaço acadêmico positivamente diferenciado, não somente pela qualidade e pertinência da política de formação continuada e de capacitação profissional dos magistrados e servidores, mas, igualmente, pela criação de uma ambiência propícia à produção intelectual e científica.
Esperamos que a leitura desta coletânea seja o estímulo necessário para que todos os integrantes do quadro de pessoal do TJPB sintam-se desafiados a incrementar as suas atividades de produção intelectual, por meio da publicação de livros e artigos.
Boa leitura