O jogo de tabuleiro “Trilha do Conhecimento” é uma ferramenta didática, construída e aplicada nas aulas de Geografia com uma turma de 6º ano do ensino fundamental II. O objetivo principal é revisar os conteúdos trabalhados em sala de aula, mostrando sua relação com o espaço vivido dos alunos. Essa metodologia ativa é capaz de potencializar o ensino de Geografia. Contudo, pensar metodologias ativas na rede pública de ensino tem se constituído uma tarefa desafiadora aos professores, isso se deve a diversos aspectos que assolam a educação brasileira, principalmente, as questões estruturais das escolas públicas, as quais, na maioria dos casos não dispõem de recursos necessários ao ensino. Por tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, aplicação de formulários, junto aos alunos da Educação Básica.. Diante dos resultados, foi possível perceber que os alunos tiveram um aproveitamento satisfatório no que tange a assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, quanto na participação/avaliação do jogo como recurso didático, reafirmando a alternativa de metodologias ativas como mecanismo para potencializar o ensino de Geografia, como um meio de romper práticas didático-pedagógicas vinculadas ao ensino tradicional, Proporcionando momentos de aprendizagem significativa, com construção interativa e prazerosa de conhecimentos geográficos.