Artigo Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna.

E-books

ISBN: 978-65-5222-007-3

POSSIBILIDADES SIGNIFICATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA.

Palavra-chaves: , , , , E-book AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva
"2024-07-23 14:52:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108814
    "edicao_id" => 356
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 1743
    "titulo" => "POSSIBILIDADES SIGNIFICATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA."
    "resumo" => "Este texto dialoga com o conjunto de princípios éticos, políticos estéticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil DCNEI BRASIL 05/2009 basilares no trabalho pedagógico desenvolvido com crianças e a concepção de currículo ampliado prevista na Organização Curricular OCEI/2015 existente na rede pública de educação de Maceió – Alagoas. Neste diálogo o acolhimento, a observação e a escuta são metodologias de um trabalho que se pretenda significativo e inclusivo para TODAS as crianças. Há um cuidado especial com a qualidade dos registros que se originam através dos instrumentos metodológicos citados e que resultam na Documentação Pedagógica. Esta, documento oficial da rede municipal de educação infere sobre as concepções de avaliação e autoavaliação de crianças e adultos que acompanham nossas infâncias em seus processos de aprendizagens e desenvolvimento, considerando que ainda, subsidia fortemente o processo de formação continuada dentro da escola nas dimensões previstas no Projeto Político Pedagógico – PPP da instituição."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD5_ID1743_TB210_03072024190935.pdf"
    "created_at" => "2024-08-27 14:47:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA DE MENDONÇA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA RIBEIRO"
    "autor_email" => "lucia_0707@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "Diálogos-inclusivos-nos-diferentes-caminhos-da-educaçãona-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna"
    "edicao_nome" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna."
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66b21bbca8210_06082024094900.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-23 14:52:06"
    "publicacao_id" => 75
    "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108814
    "edicao_id" => 356
    "trabalho_id" => 210
    "inscrito_id" => 1743
    "titulo" => "POSSIBILIDADES SIGNIFICATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA."
    "resumo" => "Este texto dialoga com o conjunto de princípios éticos, políticos estéticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil DCNEI BRASIL 05/2009 basilares no trabalho pedagógico desenvolvido com crianças e a concepção de currículo ampliado prevista na Organização Curricular OCEI/2015 existente na rede pública de educação de Maceió – Alagoas. Neste diálogo o acolhimento, a observação e a escuta são metodologias de um trabalho que se pretenda significativo e inclusivo para TODAS as crianças. Há um cuidado especial com a qualidade dos registros que se originam através dos instrumentos metodológicos citados e que resultam na Documentação Pedagógica. Esta, documento oficial da rede municipal de educação infere sobre as concepções de avaliação e autoavaliação de crianças e adultos que acompanham nossas infâncias em seus processos de aprendizagens e desenvolvimento, considerando que ainda, subsidia fortemente o processo de formação continuada dentro da escola nas dimensões previstas no Projeto Político Pedagógico – PPP da instituição."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD5_ID1743_TB210_03072024190935.pdf"
    "created_at" => "2024-08-27 14:47:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA DE MENDONÇA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA RIBEIRO"
    "autor_email" => "lucia_0707@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "Diálogos-inclusivos-nos-diferentes-caminhos-da-educaçãona-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna"
    "edicao_nome" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna."
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66b21bbca8210_06082024094900.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-23 14:52:06"
    "publicacao_id" => 75
    "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 356
        "publicacao_id" => 75
        "volume" => 4
        "numero" => 5
        "url" => "Diálogos-inclusivos-nos-diferentes-caminhos-da-educaçãona-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna"
        "nome" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna."
        "nome_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
        "descricao" => """
          O Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atilde;o dos conhecimentos cient&iacute;ficos produzidos na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva no Brasil e em outros mares.<br />\r\n
          Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.
          """
        "pasta" => "ebooks/cintedi/2024"
        "logo" => null
        "capa" => "66b21bbca8210_06082024094900.png"
        "timbrado" => "66b21bbca8ae3_06082024094900.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-06-12"
        "final_evento" => "2024-06-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-07-23 14:52:06"
        "updated_at" => "2024-08-27 09:14:57"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 356
        "publicacao_id" => 75
        "volume" => 4
        "numero" => 5
        "url" => "Diálogos-inclusivos-nos-diferentes-caminhos-da-educaçãona-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna"
        "nome" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna."
        "nome_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
        "descricao" => """
          O Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atilde;o dos conhecimentos cient&iacute;ficos produzidos na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva no Brasil e em outros mares.<br />\r\n
          Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.
          """
        "pasta" => "ebooks/cintedi/2024"
        "logo" => null
        "capa" => "66b21bbca8210_06082024094900.png"
        "timbrado" => "66b21bbca8ae3_06082024094900.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-06-12"
        "final_evento" => "2024-06-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-07-23 14:52:06"
        "updated_at" => "2024-08-27 09:14:57"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 226
                "edicao_id" => 356
                "codigo" => "978-65-5222-007-3"
                "capa" => "66b21bbcaa763_06082024094900.png"
                "titulo" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna."
                "prefacio" => """
                  DI&Aacute;LOGOS INCLUSIVOS NOS DIFERENTES CAMINHOS DA EDUCA&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n
                  NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &ldquo;Ningu&eacute;m caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se p&ocirc;s a caminhar&rdquo;.<br />\r\n
                  Paulo Freire (1992)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, foi marcado por muitos di&aacute;logos em busca de favorecer a inclus&atilde;o nos mais variados ambientes, espa&ccedil;os, rodas de conversas, palestras, numa troca de saberes e conhecimentos imensur&aacute;veis. Reencontros aconteceram com muitas emo&ccedil;&otilde;es, lembran&ccedil;as, sorrisos e muita esperan&ccedil;a na EDUCA&Ccedil;&Atilde;O. Paulo Freire (1992) nos ensina que &eacute; caminhando que aprendemos a fazer o caminho, as dificuldades e desafios devem ser enfrentados, com isso aprendemos com as experi&ecirc;ncias vividas. A educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um caminho e a educa&ccedil;&atilde;o inclusiva &eacute; o nosso sonho. Nosso evento foi um momento desta caminhada.<br />\r\n
                  Nesse sentido, o V CINTEDI contou com a presen&ccedil;a de estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es, no &acirc;mbito nacional e internacional. O evento contou com vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas, em que foi discutida a diversidade da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, resultando em quatro E-books. Na presente obra, contemplamos as &aacute;reas de Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo; Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos; Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o; Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o; Interfaces entre Sa&uacute;de e Inclus&atilde;o; Diversidade &Eacute;tnico-racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade e, por fim, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos.<br />\r\n
                  Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, s&atilde;o apresentadas duas contribui&ccedil;&otilde;es. O primeiro texto trata da quest&atilde;o da avalia&ccedil;&atilde;o, e destaca o cuidado com o acolhimento, a observa&ccedil;&atilde;o, a escuta e a narrativa da documenta&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica, como tamb&eacute;m com a forma&ccedil;&atilde;o continuada dos docentes. O segundo texto apresenta uma experi&ecirc;ncia desenvolvida no Est&aacute;gio Supervisionado do curso de Pedagogia, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE, etapa Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. Sendo experi&ecirc;ncia muito desafiadora, a viv&ecirc;ncia permitiu conhecer as dificuldades de implementa&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de inclus&atilde;o.<br />\r\n
                  Na sequ&ecirc;ncia, s&atilde;o apresentados os textos da tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo, que dialogam com diversas experi&ecirc;ncias. Na pr&aacute;tica da Educa&ccedil;&atilde;o Popular &eacute; destaque, no primeiro texto, o trabalho com as mulheres camponesas, suas experi&ecirc;ncias de vida e trajet&oacute;rias como l&iacute;deres comunit&aacute;rias que, nos espa&ccedil;os de terreiros dom&eacute;sticos, problematizam suas hist&oacute;rias, se empoderam, fortalecem seus relacionamentos de amizade, de conhecimentos e aprendizagens sobre a pol&iacute;tica de inclus&atilde;o das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero. No texto seguinte, &eacute; analisada a Marcha das Margaridas, evento que congrega v&aacute;rias organiza&ccedil;&otilde;es populares de mulheres, sobretudo do campo, e movimentos sociais do brejo paraibano, buscando compreender se esse &eacute; um espa&ccedil;o formativo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimentos e novas identidades.<br />\r\n
                  Ainda na mesma &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o terceiro artigo apresenta pesquisa que destaca a contribui&ccedil;&atilde;o dos movimentos sociais para constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e a conquista de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas voltadas para forma&ccedil;&atilde;o da cidadania desta popula&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Sobre a aprendizagem na Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos, &eacute; relatado uma experi&ecirc;ncia de atividades no componente curricular &ldquo;Teoria e M&eacute;todo em Geografia&rdquo;, com pessoas com defici&ecirc;ncia. Nesse, foi constatada a necessidade de incremento na quantidade de monitores para acompanhamento das atividades e que a defici&ecirc;ncia &eacute; apenas um obst&aacute;culo que deve ser enfrentado, e n&atilde;o um impedimento para a aprendizagem.<br />\r\n
                  Dando continuidade as trocas de conhecimentos, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o apresentou tr&ecirc;s artigos. O primeiro trata do relato de experi&ecirc;ncia do componente curricular Est&aacute;gio Curricular Supervisionado II, Ensino de Literatura e L&iacute;ngua Portuguesa no Ensino Fundamental. Nele, buscou-se estudar o g&ecirc;nero textual dram&aacute;tico, visto esse ser muito exclu&iacute;do do cotidiano da sala de aula. O segundo texto &eacute; um artigo que aborda o processo de corre&ccedil;&atilde;o textual em disserta&ccedil;&otilde;es argumentativas escritas por estudantes do Ensino M&eacute;dio em escola p&uacute;blica, no &acirc;mbito da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva de L&iacute;ngua Portuguesa. E o terceiro consiste em uma pesquisa sobre literatura de cordel de autoria feminina, discutida no componente curricular T&oacute;picos Especiais em Teoria da Literatura, onde se destacam o tr&aacute;gico, o m&aacute;gico e o mito.<br />\r\n
                  Nas linhas seguintes, integrando a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o, &eacute; destacado estudo sobre como a intelig&ecirc;ncia emocional &eacute; fundamental no desenvolvimento de estudantes, tanto no campo das rela&ccedil;&otilde;es humanas como na forma&ccedil;&atilde;o escolar, especialmente daqueles com neurodesenvolvimento at&iacute;pico. Os resultados da pesquisa apontam para necess&aacute;ria inclus&atilde;o destes estudantes nas salas de aulas regulares e para a import&acirc;ncia da atua&ccedil;&atilde;o docente no desenvolvimento deste processo. Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma experi&ecirc;ncia de grupo de escoteiros, sua organiza&ccedil;&atilde;o, atividades e fun&ccedil;&otilde;es.<br />\r\n
                  Um desafio permanente nas discuss&otilde;es sobre Inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia na educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a rela&ccedil;&atilde;o com o campo da sa&uacute;de, como &eacute; necess&aacute;rio aprofundar a reflex&atilde;o para supera&ccedil;&atilde;o de barreiras, sobretudo, quando elas servem para categorizar, segregar e rotular. No artigo que integra a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Interfaces entre Sa&uacute;de e Inclus&atilde;o, &eacute; ressaltado que a exig&ecirc;ncia de laudos n&atilde;o pode restringir o direito de crian&ccedil;as e adolescentes vivenciarem nas escolas a experi&ecirc;ncia de aprender.<br />\r\n
                  Nas discuss&otilde;es sobre Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade foram abordadas v&aacute;rias experi&ecirc;ncias de pesquisa. No primeiro texto destaca-se o brincar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil a partir das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade. Os resultados da pesquisa apontaram para (re)produ&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas machistas e sexistas, bem como, para novos modos de ser e agir que rompem com tais pr&aacute;ticas. O segundo texto aborda a narrativa da trajet&oacute;ria acad&ecirc;mica de mulheres doutoras negras no campo das Ci&ecirc;ncias da Natureza, observando quais as dificuldades enfrentadas por estas profissionais. A terceira pesquisa questiona a fragilidade da forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tica do novo curr&iacute;culo do Ensino M&eacute;dio, o processo ensino - aprendizagem e a precariza&ccedil;&atilde;o do trabalho docente. No texto, destaca-se que a Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva precisa ser uma cultura que contempla todas as pessoas, estudantes com defici&ecirc;ncia, bem como, a necessidade da cont&iacute;nua reflex&atilde;o sobre as quest&otilde;es de cor/ra&ccedil;a, classe e g&ecirc;nero.<br />\r\n
                  Na sequ&ecirc;ncia, ainda na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade, o quarto texto trata de uma pesquisa sobre os curr&iacute;culos dos cursos de Pedagogia das institui&ccedil;&otilde;es de ensino superior p&uacute;blicas do Paran&aacute;/Brasil, com intuito de mapear a forma&ccedil;&atilde;o de professores para inclus&atilde;o, rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais e a educa&ccedil;&atilde;o quilombola. Constatou-se que esta forma&ccedil;&atilde;o ainda &eacute; superficial, mesmo que seja uma necessidade para o combate ao racismo, preconceito e discrimina&ccedil;&atilde;o. Os textos seguintes tratam das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero. A quinta pesquisa aborda as rela&ccedil;&otilde;es de trabalho, problematizando as desigualdades entre homens e mulheres nas ag&ecirc;ncias de turismo. Foi constatado que as mulheres enfrentam desafios em diversas situa&ccedil;&otilde;es de explora&ccedil;&atilde;o e discrimina&ccedil;&otilde;es. Por fim, o sexto texto discute sobre os discursos heteronormativos de arranjos familiares em livros paradid&aacute;ticos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido constatou-se que, embora existam exce&ccedil;&otilde;es, estes materiais ainda transmitem um discurso de fam&iacute;lia normativo desconsiderando a diversidade de modelos familiares existentes.<br />\r\n
                  Na &uacute;ltima &Aacute;rea Tem&aacute;tica deste ebook, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, diversas experi&ecirc;ncias destacam o esfor&ccedil;o de promo&ccedil;&atilde;o da inclus&atilde;o. Na primeira, que aborda o trabalho com a m&uacute;sica e pessoas com defici&ecirc;ncia, constatou-se que existem propostas pedag&oacute;gicas adaptadas &agrave;s necessidades educativas especiais, sem diminuir a qualidade e o conte&uacute;do para os estudantes, chegando &agrave; proposi&ccedil;&atilde;o de uma Educa&ccedil;&atilde;o Musical Especial. No segundo texto, o estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o (TDIC) por idosos. Trata-se de uma pesquisa bibliogr&aacute;fica, que visa contribuir com a discuss&atilde;o da tem&aacute;tica. A terceira experi&ecirc;ncia reflete sobre um trabalho de interven&ccedil;&atilde;o em turma do 8&ordm; ano dos anos finais do Ensino Fundamental, visando sensibilizar sobre a inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia no ensino regular. Para tanto, envolveu-se a comunidade escolar na proposta.<br />\r\n
                  Dando continuidade &agrave; &Aacute;rea Tem&aacute;tica Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, o quarto texto traz estudo que aborda a Educa&ccedil;&atilde;o para os Direitos Humanos desenvolvida numa escola p&uacute;blica existente num pres&iacute;dio, em que os estudantes s&atilde;o indiv&iacute;duos privados de liberdade. O artigo seguinte apresenta a exist&ecirc;ncia do N&uacute;cleo de Acessibilidade e Inclus&atilde;o nas institui&ccedil;&otilde;es federais de ensino superior, sua import&acirc;ncia, trabalho e abrang&ecirc;ncia, juntamente com a assist&ecirc;ncia social. Por fim, o &uacute;ltimo artigo - n&atilde;o menos importante - &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica integrativa sobre os impactos dos princ&iacute;pios dos Direitos Humanos e a inclus&atilde;o social no ensino superior. Assumir esses princ&iacute;pios no cotidiano da academia, promovendo di&aacute;logos cr&iacute;ticos, favorece a conscientiza&ccedil;&atilde;o sobre igualdade e inclus&atilde;o social no ambiente universit&aacute;rio.<br />\r\n
                  Desejamos que estes estudos ajudem na sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, caminhando para a tessitura de redes de solidariedade e a viv&ecirc;ncia de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Esperamos voc&ecirc; no VI CINTEDI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n
                  FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperan&ccedil;a: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.<br />\r\n
                  11:36
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n
                  Maria Margareth de Melo<br />\r\n
                  Sandra Meza-Fernandez
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brandao<br />\r\n
                  Luciane Carneiro de Souza<br />\r\n
                  Rayssa Maria Anselmo de Brito<br />\r\n
                  Antonio Henrique Coutelo de Moraes<br />\r\n
                  Magn&oacute;lia de Lima Sousa Targino<br />\r\n
                  Selma Gomes da Silva<br />\r\n
                  Kalline Fl&aacute;via Silva de Lira<br />\r\n
                  Francisco Roberto Diniz Ara&uacute;jo
                  """
                "ficha_catalografica" => "66d8440aee671_04092024082706.pdf"
                "arquivo" => "04092024082724-DIALOGOS-INCLUSIVOS-NOS-DIFERENTES-CAMINHOS-DA-EDU.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-07-23 14:52:06"
                "updated_at" => "2024-09-04 08:27:24"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 226
                "edicao_id" => 356
                "codigo" => "978-65-5222-007-3"
                "capa" => "66b21bbcaa763_06082024094900.png"
                "titulo" => "Diálogos inclusivos nos diferentes caminhos da educação na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna."
                "prefacio" => """
                  DI&Aacute;LOGOS INCLUSIVOS NOS DIFERENTES CAMINHOS DA EDUCA&Ccedil;&Atilde;O<br />\r\n
                  NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &ldquo;Ningu&eacute;m caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se p&ocirc;s a caminhar&rdquo;.<br />\r\n
                  Paulo Freire (1992)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, foi marcado por muitos di&aacute;logos em busca de favorecer a inclus&atilde;o nos mais variados ambientes, espa&ccedil;os, rodas de conversas, palestras, numa troca de saberes e conhecimentos imensur&aacute;veis. Reencontros aconteceram com muitas emo&ccedil;&otilde;es, lembran&ccedil;as, sorrisos e muita esperan&ccedil;a na EDUCA&Ccedil;&Atilde;O. Paulo Freire (1992) nos ensina que &eacute; caminhando que aprendemos a fazer o caminho, as dificuldades e desafios devem ser enfrentados, com isso aprendemos com as experi&ecirc;ncias vividas. A educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um caminho e a educa&ccedil;&atilde;o inclusiva &eacute; o nosso sonho. Nosso evento foi um momento desta caminhada.<br />\r\n
                  Nesse sentido, o V CINTEDI contou com a presen&ccedil;a de estudantes, professoras/es e pesquisadoras/es, no &acirc;mbito nacional e internacional. O evento contou com vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas, em que foi discutida a diversidade da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, resultando em quatro E-books. Na presente obra, contemplamos as &aacute;reas de Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo; Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos; Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o; Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o; Interfaces entre Sa&uacute;de e Inclus&atilde;o; Diversidade &Eacute;tnico-racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade e, por fim, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos.<br />\r\n
                  Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, s&atilde;o apresentadas duas contribui&ccedil;&otilde;es. O primeiro texto trata da quest&atilde;o da avalia&ccedil;&atilde;o, e destaca o cuidado com o acolhimento, a observa&ccedil;&atilde;o, a escuta e a narrativa da documenta&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica, como tamb&eacute;m com a forma&ccedil;&atilde;o continuada dos docentes. O segundo texto apresenta uma experi&ecirc;ncia desenvolvida no Est&aacute;gio Supervisionado do curso de Pedagogia, em uma sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE, etapa Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. Sendo experi&ecirc;ncia muito desafiadora, a viv&ecirc;ncia permitiu conhecer as dificuldades de implementa&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de inclus&atilde;o.<br />\r\n
                  Na sequ&ecirc;ncia, s&atilde;o apresentados os textos da tem&aacute;tica Educa&ccedil;&atilde;o Popular e do Campo, que dialogam com diversas experi&ecirc;ncias. Na pr&aacute;tica da Educa&ccedil;&atilde;o Popular &eacute; destaque, no primeiro texto, o trabalho com as mulheres camponesas, suas experi&ecirc;ncias de vida e trajet&oacute;rias como l&iacute;deres comunit&aacute;rias que, nos espa&ccedil;os de terreiros dom&eacute;sticos, problematizam suas hist&oacute;rias, se empoderam, fortalecem seus relacionamentos de amizade, de conhecimentos e aprendizagens sobre a pol&iacute;tica de inclus&atilde;o das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero. No texto seguinte, &eacute; analisada a Marcha das Margaridas, evento que congrega v&aacute;rias organiza&ccedil;&otilde;es populares de mulheres, sobretudo do campo, e movimentos sociais do brejo paraibano, buscando compreender se esse &eacute; um espa&ccedil;o formativo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimentos e novas identidades.<br />\r\n
                  Ainda na mesma &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o terceiro artigo apresenta pesquisa que destaca a contribui&ccedil;&atilde;o dos movimentos sociais para constru&ccedil;&atilde;o de uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e a conquista de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas voltadas para forma&ccedil;&atilde;o da cidadania desta popula&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Sobre a aprendizagem na Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens, Adultos e Idosos, &eacute; relatado uma experi&ecirc;ncia de atividades no componente curricular &ldquo;Teoria e M&eacute;todo em Geografia&rdquo;, com pessoas com defici&ecirc;ncia. Nesse, foi constatada a necessidade de incremento na quantidade de monitores para acompanhamento das atividades e que a defici&ecirc;ncia &eacute; apenas um obst&aacute;culo que deve ser enfrentado, e n&atilde;o um impedimento para a aprendizagem.<br />\r\n
                  Dando continuidade as trocas de conhecimentos, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Comunica&ccedil;&atilde;o, Pr&aacute;ticas de Leitura, Escrita e Inclus&atilde;o apresentou tr&ecirc;s artigos. O primeiro trata do relato de experi&ecirc;ncia do componente curricular Est&aacute;gio Curricular Supervisionado II, Ensino de Literatura e L&iacute;ngua Portuguesa no Ensino Fundamental. Nele, buscou-se estudar o g&ecirc;nero textual dram&aacute;tico, visto esse ser muito exclu&iacute;do do cotidiano da sala de aula. O segundo texto &eacute; um artigo que aborda o processo de corre&ccedil;&atilde;o textual em disserta&ccedil;&otilde;es argumentativas escritas por estudantes do Ensino M&eacute;dio em escola p&uacute;blica, no &acirc;mbito da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva de L&iacute;ngua Portuguesa. E o terceiro consiste em uma pesquisa sobre literatura de cordel de autoria feminina, discutida no componente curricular T&oacute;picos Especiais em Teoria da Literatura, onde se destacam o tr&aacute;gico, o m&aacute;gico e o mito.<br />\r\n
                  Nas linhas seguintes, integrando a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Habilidades Socioemocionais e Inclus&atilde;o, &eacute; destacado estudo sobre como a intelig&ecirc;ncia emocional &eacute; fundamental no desenvolvimento de estudantes, tanto no campo das rela&ccedil;&otilde;es humanas como na forma&ccedil;&atilde;o escolar, especialmente daqueles com neurodesenvolvimento at&iacute;pico. Os resultados da pesquisa apontam para necess&aacute;ria inclus&atilde;o destes estudantes nas salas de aulas regulares e para a import&acirc;ncia da atua&ccedil;&atilde;o docente no desenvolvimento deste processo. Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma experi&ecirc;ncia de grupo de escoteiros, sua organiza&ccedil;&atilde;o, atividades e fun&ccedil;&otilde;es.<br />\r\n
                  Um desafio permanente nas discuss&otilde;es sobre Inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia na educa&ccedil;&atilde;o &eacute; a rela&ccedil;&atilde;o com o campo da sa&uacute;de, como &eacute; necess&aacute;rio aprofundar a reflex&atilde;o para supera&ccedil;&atilde;o de barreiras, sobretudo, quando elas servem para categorizar, segregar e rotular. No artigo que integra a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Interfaces entre Sa&uacute;de e Inclus&atilde;o, &eacute; ressaltado que a exig&ecirc;ncia de laudos n&atilde;o pode restringir o direito de crian&ccedil;as e adolescentes vivenciarem nas escolas a experi&ecirc;ncia de aprender.<br />\r\n
                  Nas discuss&otilde;es sobre Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade foram abordadas v&aacute;rias experi&ecirc;ncias de pesquisa. No primeiro texto destaca-se o brincar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil a partir das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero e sexualidade. Os resultados da pesquisa apontaram para (re)produ&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas machistas e sexistas, bem como, para novos modos de ser e agir que rompem com tais pr&aacute;ticas. O segundo texto aborda a narrativa da trajet&oacute;ria acad&ecirc;mica de mulheres doutoras negras no campo das Ci&ecirc;ncias da Natureza, observando quais as dificuldades enfrentadas por estas profissionais. A terceira pesquisa questiona a fragilidade da forma&ccedil;&atilde;o cr&iacute;tica do novo curr&iacute;culo do Ensino M&eacute;dio, o processo ensino - aprendizagem e a precariza&ccedil;&atilde;o do trabalho docente. No texto, destaca-se que a Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva precisa ser uma cultura que contempla todas as pessoas, estudantes com defici&ecirc;ncia, bem como, a necessidade da cont&iacute;nua reflex&atilde;o sobre as quest&otilde;es de cor/ra&ccedil;a, classe e g&ecirc;nero.<br />\r\n
                  Na sequ&ecirc;ncia, ainda na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Diversidade &Eacute;tnico-Racial, de G&ecirc;nero e Sexualidade, o quarto texto trata de uma pesquisa sobre os curr&iacute;culos dos cursos de Pedagogia das institui&ccedil;&otilde;es de ensino superior p&uacute;blicas do Paran&aacute;/Brasil, com intuito de mapear a forma&ccedil;&atilde;o de professores para inclus&atilde;o, rela&ccedil;&otilde;es &eacute;tnico-raciais e a educa&ccedil;&atilde;o quilombola. Constatou-se que esta forma&ccedil;&atilde;o ainda &eacute; superficial, mesmo que seja uma necessidade para o combate ao racismo, preconceito e discrimina&ccedil;&atilde;o. Os textos seguintes tratam das rela&ccedil;&otilde;es de g&ecirc;nero. A quinta pesquisa aborda as rela&ccedil;&otilde;es de trabalho, problematizando as desigualdades entre homens e mulheres nas ag&ecirc;ncias de turismo. Foi constatado que as mulheres enfrentam desafios em diversas situa&ccedil;&otilde;es de explora&ccedil;&atilde;o e discrimina&ccedil;&otilde;es. Por fim, o sexto texto discute sobre os discursos heteronormativos de arranjos familiares em livros paradid&aacute;ticos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste sentido constatou-se que, embora existam exce&ccedil;&otilde;es, estes materiais ainda transmitem um discurso de fam&iacute;lia normativo desconsiderando a diversidade de modelos familiares existentes.<br />\r\n
                  Na &uacute;ltima &Aacute;rea Tem&aacute;tica deste ebook, Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, diversas experi&ecirc;ncias destacam o esfor&ccedil;o de promo&ccedil;&atilde;o da inclus&atilde;o. Na primeira, que aborda o trabalho com a m&uacute;sica e pessoas com defici&ecirc;ncia, constatou-se que existem propostas pedag&oacute;gicas adaptadas &agrave;s necessidades educativas especiais, sem diminuir a qualidade e o conte&uacute;do para os estudantes, chegando &agrave; proposi&ccedil;&atilde;o de uma Educa&ccedil;&atilde;o Musical Especial. No segundo texto, o estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o (TDIC) por idosos. Trata-se de uma pesquisa bibliogr&aacute;fica, que visa contribuir com a discuss&atilde;o da tem&aacute;tica. A terceira experi&ecirc;ncia reflete sobre um trabalho de interven&ccedil;&atilde;o em turma do 8&ordm; ano dos anos finais do Ensino Fundamental, visando sensibilizar sobre a inclus&atilde;o de pessoas com defici&ecirc;ncia no ensino regular. Para tanto, envolveu-se a comunidade escolar na proposta.<br />\r\n
                  Dando continuidade &agrave; &Aacute;rea Tem&aacute;tica Inclus&atilde;o Social e Direitos Humanos, o quarto texto traz estudo que aborda a Educa&ccedil;&atilde;o para os Direitos Humanos desenvolvida numa escola p&uacute;blica existente num pres&iacute;dio, em que os estudantes s&atilde;o indiv&iacute;duos privados de liberdade. O artigo seguinte apresenta a exist&ecirc;ncia do N&uacute;cleo de Acessibilidade e Inclus&atilde;o nas institui&ccedil;&otilde;es federais de ensino superior, sua import&acirc;ncia, trabalho e abrang&ecirc;ncia, juntamente com a assist&ecirc;ncia social. Por fim, o &uacute;ltimo artigo - n&atilde;o menos importante - &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica integrativa sobre os impactos dos princ&iacute;pios dos Direitos Humanos e a inclus&atilde;o social no ensino superior. Assumir esses princ&iacute;pios no cotidiano da academia, promovendo di&aacute;logos cr&iacute;ticos, favorece a conscientiza&ccedil;&atilde;o sobre igualdade e inclus&atilde;o social no ambiente universit&aacute;rio.<br />\r\n
                  Desejamos que estes estudos ajudem na sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica, caminhando para a tessitura de redes de solidariedade e a viv&ecirc;ncia de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Esperamos voc&ecirc; no VI CINTEDI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <br />\r\n
                  REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n
                  FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperan&ccedil;a: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.<br />\r\n
                  11:36
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n
                  Maria Margareth de Melo<br />\r\n
                  Sandra Meza-Fernandez
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  Soraya Maria Barros de Almeida Brandao<br />\r\n
                  Luciane Carneiro de Souza<br />\r\n
                  Rayssa Maria Anselmo de Brito<br />\r\n
                  Antonio Henrique Coutelo de Moraes<br />\r\n
                  Magn&oacute;lia de Lima Sousa Targino<br />\r\n
                  Selma Gomes da Silva<br />\r\n
                  Kalline Fl&aacute;via Silva de Lira<br />\r\n
                  Francisco Roberto Diniz Ara&uacute;jo
                  """
                "ficha_catalografica" => "66d8440aee671_04092024082706.pdf"
                "arquivo" => "04092024082724-DIALOGOS-INCLUSIVOS-NOS-DIFERENTES-CAMINHOS-DA-EDU.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-07-23 14:52:06"
                "updated_at" => "2024-09-04 08:27:24"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de julho de 2024

Resumo

Este texto dialoga com o conjunto de princípios éticos, políticos estéticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil DCNEI BRASIL 05/2009 basilares no trabalho pedagógico desenvolvido com crianças e a concepção de currículo ampliado prevista na Organização Curricular OCEI/2015 existente na rede pública de educação de Maceió – Alagoas. Neste diálogo o acolhimento, a observação e a escuta são metodologias de um trabalho que se pretenda significativo e inclusivo para TODAS as crianças. Há um cuidado especial com a qualidade dos registros que se originam através dos instrumentos metodológicos citados e que resultam na Documentação Pedagógica. Esta, documento oficial da rede municipal de educação infere sobre as concepções de avaliação e autoavaliação de crianças e adultos que acompanham nossas infâncias em seus processos de aprendizagens e desenvolvimento, considerando que ainda, subsidia fortemente o processo de formação continuada dentro da escola nas dimensões previstas no Projeto Político Pedagógico – PPP da instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.