O contexto deste estudo encampa analisar as narrativas de mulheres doutoras negras nas Ciências da Natureza. Evidenciando os seus trajetos profissionais, suas vozes, tempos e lugares, bem como analisar suas trajetórias acadêmicas através de trabalhos significativos para esta área das Ciências. Com isso, apresenta-se como objetivo geral analisar vozes, tempos e trajetórias profissionais de doutoras negras pesquisadoras das Ciências da Natureza traçando perfis comparativos e interpretativos. Para atingir os objetivos propostos e responder o problema de pesquisa, usou-se diferentes ferramentas metodológicas. Quanto ao tipo, se desenvolveu a pesquisa quali-quantitativa, pelo fato desta possibilitar respostas mais fidedignas ao problema proposto e, ao mesmo tempo, dotar de maior credibilidade os dados coletados. A estratégia adotada e que melhor responde a nossa problemática é a explanatória sequencial, por ser a mais direta das técnicas de métodos mistos. Como instrumento de coleta de dados qualitativos teve-se as entrevistas semiestruturadas. Para análise de dados optou-se pela Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin, como uma forma válida de análises qualitativas. Como nota-se, a problemática de pesquisa tem espaço para abordar o tema sob vários vieses. Contudo, o estudo ficará restrito à seguinte dimensão: quais as possíveis dificuldades recorrentes nas atuações profissionais de mulheres doutoras negras pesquisadoras/cientistas que atuam nas Ciências da Natureza? Como uma possível hipótese a esta problemática notadamente as interconexões entre raça, gênero e educação extrapolam a sociedade como um todo e manifestam-se fortemente na Ciência, dificultando o acesso de mulheres negras ao ambiente científico na área das Ciências da Natureza em instituições. Para fomentar as discussões em torno deste tema buscar-se-á apoio teórico em pesquisadores como Munanga (1986); Gonzalez (2020); Davis (1944); Joselina da Silva (2009); Collins (2019); Almeida (2019); dentre outros.