Neste estudo, investiga-se o conhecimento presente no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) para o 5º ano do ensino fundamental I, com o objetivo de identificar, tendo por base a Teoria Histórico-Cultural (THC), em que medida o conhecimento e o conteúdo são estruturados e apresentados nesse currículo. Para isso, é necessário analisar como o conteúdo a ser trabalhado está disposto no CRMG para o 5º ano do ensino fundamental I, mapeá-lo e, assim, evidenciar as possibilidades e lacunas no CRMG em relação ao desenvolvimento integral dos estudantes. A pesquisa está sendo conduzida com uma abordagem qualitativa de análise documental do CRMG para o 5º ano do ensino fundamental I, mediante a análise de conteúdo. As informações serão segmentadas em elementos e classificadas em categorias, constituindo unidades de análise ou de registro. As categorias serão construídas de forma indutiva, e a interpretação dos dados está sendo realizada à luz do referencial teórico adotado. Por meio de leituras flutuantes iniciais neste documento, para segmentação dos elementos para a constituição das categorias, foi possível verificar que os conteúdos são apresentados na seção Objetos de Conhecimentos, servindo como base para o desenvolvimento de habilidades que estão organizadas numericamente. Com base no referencial teórico adotado é possível perceber que muitos currículos prescritos apresentam uma abordagem pragmática, excessivamente focada em habilidades e competências, e desta forma tem ocorrido um esvaziamento do conhecimento científico, limitando o acesso dos alunos a um conhecimento elaborado, o qual pode favorecer o desenvolvimento integral dos estudantes.