A Educação Infantil constitui-se em uma fase muito importante para a criança, é um momento em que ela consegue desenvolver movimentos, pensamentos e atitudes de forma correta. Partindo deste pressuposto, a escola deve oferecer procedimentos que desperte nas crianças o interesse e o entusiasmo para aprender. Assim, buscou-se responder ao seguinte questionamento: Quais as contribuições do lúdico para o desenvolvimento da psicomotricidade infantil? Para tanto, a finalidade maior dessa investigação é caracterizar a perspectiva do lúdico na Educação Infantil, propondo atividades e jogos a fim de desenvolver a expressão corporal dos alunos. Nesta perspectiva, o referido trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições de uma abordagem lúdica para o desenvolvimento psicomotor da criança. Os objetivos Específicos compreendem: mostrar a importância do lúdico no processo de aprendizagem na educação infantil, por meio do contexto histórico no meio educacional; verificar as situações didáticas que garantam o efetivo desenvolvimento psicomotor das crianças no cotidiano escolar; e, descrever as vivências que estimulam a psicomotricidade educacional das crianças, através de um trabalho orientado à atividade motriz e as brincadeiras. Com a publicação da Base Nacional Comum Curricular, em 2017, a partir do Campo de Experiência “Corpo, gestos e movimentos”, bem como pelos Direitos de Aprendizagem (Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar; Conhecer-se) o desenvolvimento integral da criança passa a ser um dos grandes objetivos da vivência na escola. A temática fomenta a construção de uma vivência dos símbolos e da criatividade, pois proporciona à criança uma aprendizagem centrada no desenvolvimento psicomotor, intelectual, afetivo e no exercício da linguagem. Aprender através de jogos e brincadeiras estimula as habilidades dos educandos, assim como a percepção, o diálogo e a autonomia, favorecendo assim o processo de aprendizagem. Palavras-chave: Desenvolvimento psicomotor, Criança, aprendendo com o corpo.