Compreender os sentidos e significados do Basquetebol enquanto prática corporal presente nas aulas de Educação Física perpassa a reflexão sobre a prática pedagógica docente. Uma metodologia que contemple apenas os conhecimentos técnico-táticos poderá restringir a aprendizagem à dimensão procedimental do saber fazer. O estudo tem o objetivo de identificar os aspectos didático-metodológicos inerentes a prática pedagógica dos professores de Educação Física quanto a tematização do Basquetebol no Ensino Médio Integrado. Uma pesquisa exploratória e descritiva, com enfoque qualitativo, desenvolvida com os professores de Educação Física do Instituto Federal do Ceará (IFCE) através da aplicação do questionário “Instrumento Diagnóstico da Prática Pedagógica Docente” e da análise de conteúdo para as inferências e interpretações dos dados. Verificou-se que, embora o uso dos métodos de ensino dos esportes coletivos esteja presente, com destaque para os métodos tradicionais, é perceptível a ação crítico-reflexiva na prática pedagógica de alguns professores explorando os aspectos histórico-sociais para compreensão do basquetebol para além do saber fazer. O desenvolvimento de uma abordagem crítica para tematização do basquetebol na Educação Física escolar está diretamente relacionada a uma prática pedagógica centrada na formação integral do estudante.