Artigo CONEDU - Políticas Públicas de Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-76-4

CIDADANIA NA ESCOLA: O QUE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E TESES E DISSERTAÇÕES TEM A CONTRIBUIR?

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ALESSANDRA FREIRE MAGALH&Atilde;ES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n
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                  ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  ANDERSON GON&Ccedil;ALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
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                  DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n
                  ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n
                  ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n
                  HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n
                  IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n
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                  IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n
                  JACY DE ARA&Uacute;JO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n
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                  JAVAN SAMI ARA&Uacute;JO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n
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                  KARINA MARIA DE SOUZA SOARES &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n
                  MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  MARIA JOS&Eacute; GUERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - S&Atilde;O JOS&Eacute; DA LAJE)<br />\r\n
                  NAYANNE COSTA ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
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                  RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
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                  ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n
                  SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  S&Oacute;NIA ANDR&Eacute; (UFPA)<br />\r\n
                  TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A cidadania no espaço escolar se torna um tema relevante na medida em que temos uma Constituição que é considerada como “constituição cidadã”, balizando as normas que conduzem o Estado brasileiro. Nesse sentido, o estudo buscou analisar o que apontam os documentos oficiais que regem a educação brasileira no que diz respeito à cidadania, bem como compreender de que forma ela é trabalhada nas escolas a partir de teses e dissertações. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que discute e apresenta o que os seguintes documentos trazem em relação ao desenvolvimento da cidadania na escola: Lei de Diretrizes e Bases, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais e Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos. Fica evidente a prevalência da cidadania em todos os documentos que regem a educação nacional. Cabe ressaltar que apesar de as responsabilidades estarem definidas, ainda não existem normas de cooperação federativa suficientemente regulamentada, resultando em descontinuidade de políticas, escassez de recursos, desarticulação de programas, entre outros problemas que ocorrem há tempos no Brasil, dificultando a prática real do que se encontra nos documentos. O estudo utilizou como base outra pesquisa existente, que levantou e analisou as concepções sobre a relação escola e cidadania que foram construídas até a elaboração do trabalho (2012) pelas dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação brasileira. Os estudos foram explorados e analisados na presente pesquisa, buscando identificar investigações que focassem na relação escola-cidadania, levando-se em conta a cidadania como prática cotidiana.

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