Num país marcado pela diversidade regional, cultural e socioeconômica como o Brasil, o acesso à educação também não se dá de forma igualitária e equânime. Tal situação é mais evidente, sobretudo, levando-se em consideração o fato de que muitos, devido à condição social em que se encontram, precisam conciliar estudo e trabalho. O fato é que se trata de uma situação complexa, incorrendo por vezes na evasão escolar de centenas de jovens, país a fora. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo compreender o impacto do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na permanência e no êxito dos discentes do Instituto Federal do Amazonas – IFAM/Campus Eirunepé. Para tanto, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, por meio de uma investigação que toma como base a abordagem qualitativa. Ademais, um levantamento documental acerca dos dispositivos legais do programa e a realização de entrevistas com os discentes atendidos pelo PNAES estão sendo considerados para a coleta de dados. Pretende-se, a partir da visão dos discentes, bem como levando em conta os condicionantes e determinantes que conformam as suas realidades, compreender a importância do PNAES na jornada formativa destes. Assim, por meio dos discursos e das percepções dos discentes, à luz dos constructos teóricos considerados neste estudo, pretende-se desvelar as nuances da execução do programa supracitado, o uso dos benefícios em favor dos discentes, e as dificuldades e as possibilidades encontradas por estes no que se refere à permanência na escola ou a não continuidade de sua formação estudantil. Preliminarmente, destaca-se que o PNAES tem contribuído, de forma significativa, para a permanência dos discentes, possibilitando a continuidade destes nos estudos, com foco em buscar uma melhor qualidade de vida.