O referido artigo tem como tema o Novo Ensino Médio e as implicações pedagógicas de sua implementação por parte da gestão escolar. Além disso, o presente trabalho buscar discutir sobre a eficácia de um currículo coerente com a proposta pedagógica apontada pela BNCC e, principalmente, contextualizada com a comunidade onde se encontra a instituição, de maneira que permita ao estudante desenvolver habilidades e competências mínimas que possibilitem as mesmas oportunidades para os jovens no âmbito nacional. A partir do fracasso escolar, o Governo Federal propôs, por meio de uma medida provisória, um novo modelo de Ensino Médio, sob a justificativa de que se estaria respondendo à demanda da sociedade. Porém, o projeto traz mais desafios que soluções aos gestores escolares, na medida em que a operacionalização das propostas parece ser algo distante e também problemático. Este artigo busca discutir, a partir das alterações no texto legal e fazendo uso de pesquisas, quais os desafios pedagógicos que podem ser vislumbrados para os gestores escolares e quais as relações entre o currículo e a organização do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.