As universidades apresentam importante função na produção do desenvolvimento da humanidade, se destacando como fator essencial para o desenvolvimento cientifico, econômico, cultural e social. Desempenhando assim o papel fundamental para o crescimento regional. A partir desse entendimento, o presente artigo analisa a expansão do ensino superior privado no início do século XXI e os seus rebatimentos territoriais a partir do surgimento das instituições de ensino superior privadas na cidade de Sobral-CE. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as interferências regionais ocasionadas a partir da criação dessas faculdades na cidade e discutir o expressivo crescimento desse seguimento de ensino privado, em relação as instituições de ensino superior públicas locais. Para isso, utilizaremos o materialismo histórico, contextualizando geograficamente as principais IES de caráter privado da cidade, que capturam uma demanda de estudantes que ultrapassa o noroeste cearense. Bem como, buscar entender a influência em seu desenvolvimento regional, e apontando interferências na configuração sócio espacial da região. As pesquisas e discussões do presente trabalho, amparam-se na ótica da privatização do ensino superior de Helena Sampaio e debatendo ideias sobre Expansão e Interiorização do ensino superior, com base nas concepções e estudos de autores como Simon Schwartzman e José Brunner. Assim, até este momento as conclusões principais indicam uma crescente expansão e interiorização do ensino superior privado, ocasionado diretamente pelas políticas públicas educacionais através dos programas de inserção e permanência dos estudantes nas faculdades particulares, como o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior - FIES e o Programa Universidade Para Todos - PROUNI, que consequentemente interferem na dinâmica espacial da região.