O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir como a relação escola e desigualdades sociais tem sido percebida e considerada nos estudos e teorias que se dedicam a compreender esses fenômenos. Para isso, foi desenvolvido uma revisão teórico/bibliográfica de textos, artigos, livros, teses e dissertações, já públicos, que discutem essa questão. A desigualdade social é um fato presente na estrutura e organização social do Brasil, que envolve aspectos econômicos, sociais, políticos e raciais. Afetando de forma direta e indireta os modos de vida dos sujeitos, estando presente nas diversas organizações e instituições do país, inclusive nos estabelecimentos de ensino. Que por sua vez, é colocada como um espaço potente de transformação social e superação das desigualdades sociais e da pobreza. Nesse cenário, a educação, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, é considerada uma política prioritária e fundamental para o processo de desenvolvimento do país e para melhoria das vulnerabilidades sociais. Apesar desta inegável importância, alguns dados e estudos apontam, que nem sempre a escola consegue cumprir de modo eficaz esse papel, tornando-se, muitas vezes, mais uma das instituições reprodutoras das desigualdades existentes. Desse modo, este estudo traz apontamentos teóricos e considerações importantes para se pensar tais questões.