Artigo CONEDU - Políticas Públicas de Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-76-4

POLÍTICAS PÚBLICAS: INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR

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          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ALESSANDRA FREIRE MAGALH&Atilde;ES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n
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                  ANDR&Eacute; MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n
                  DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n
                  ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n
                  ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n
                  HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n
                  IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n
                  JACY DE ARA&Uacute;JO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n
                  JARDEL PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  JAVAN SAMI ARA&Uacute;JO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n
                  JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  KARINA MARIA DE SOUZA SOARES &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n
                  MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  MARIA JOS&Eacute; GUERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - S&Atilde;O JOS&Eacute; DA LAJE)<br />\r\n
                  NAYANNE COSTA ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n
                  SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  S&Oacute;NIA ANDR&Eacute; (UFPA)<br />\r\n
                  TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n
                  WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  ALESSANDRA FREIRE MAGALH&Atilde;ES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n
                  ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  ANDERSON GON&Ccedil;ALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n
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                  CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n
                  DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n
                  ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n
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                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

É notório que as leis constitucionais estão adentrando na conquista dos direitos das pessoas com deficiência, dificuldades neurológicas e transtornos, onde chegam a perpassar na legislação brasileira, a conquista de direitos, para garantir nas políticas públicas educacionais o acesso e permanência de todos estudantes a serem incluso no recinto escola, deixando a inexistência da segregação e integração, elencando ao público do contexto escolar os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas regulares. Alinhando-se, a uma reflexão efetiva no processo de inclusão dos estudantes com TEA nas salas regulares, enfatizando-se a importância de que verdadeiramente vem diante das lutas sociais a inclusão e não meramente uma integração em sala de ensino regular. A pesquisa dispõe de contribuições pertinentes de alguns autores, que fomentam o desenvolvimento da construção reflexiva do presente estudo, possibilitando ao campo de pesquisa uma breve entrevista com docentes da educação básica que contribuem mediante indagações, na perspectiva de uma escola inclusiva. Apresenta-se uma temática bastante discutida entre docentes no contexto educacional, onde torna-se relevante, mesmo sabendo que ainda há uma busca de informações para encontrar as ações e métodos de ensino mediante as suas habilidades.

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