É notório que as leis constitucionais estão adentrando na conquista dos direitos das pessoas com deficiência, dificuldades neurológicas e transtornos, onde chegam a perpassar na legislação brasileira, a conquista de direitos, para garantir nas políticas públicas educacionais o acesso e permanência de todos estudantes a serem incluso no recinto escola, deixando a inexistência da segregação e integração, elencando ao público do contexto escolar os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas regulares. Alinhando-se, a uma reflexão efetiva no processo de inclusão dos estudantes com TEA nas salas regulares, enfatizando-se a importância de que verdadeiramente vem diante das lutas sociais a inclusão e não meramente uma integração em sala de ensino regular. A pesquisa dispõe de contribuições pertinentes de alguns autores, que fomentam o desenvolvimento da construção reflexiva do presente estudo, possibilitando ao campo de pesquisa uma breve entrevista com docentes da educação básica que contribuem mediante indagações, na perspectiva de uma escola inclusiva. Apresenta-se uma temática bastante discutida entre docentes no contexto educacional, onde torna-se relevante, mesmo sabendo que ainda há uma busca de informações para encontrar as ações e métodos de ensino mediante as suas habilidades.