Os estudos sobre políticas educacionais e curriculares, como discursos e como textos, tem contribuído para o avanço qualitativo no panorama teórico e empírico de análise de políticas. Nesses contextos, são múltiplos os produtores de textos e discursos, com poderes assimétricos, que incorporam novos sentidos e significados às práticas nas instituições educacionais. Neste artigo utiliza-se a perspectiva teórico-metodológica do Ciclo de Políticas e da Teoria da Atuação, para analisar como a política incorpora os sentidos da prática (BALL, 2006, 2011; BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). Diante desses referenciais, busca-se analisar a atuação do Currículo Referência do Ipojuca, em relação a gestão pública educacional, compreendendo as relações da “liderança” na Secretaria Municipal de Educação (SME), a partir das dimensões contextuais na análise de políticas. Para atender ao objetivo da pesquisa, realizou-se a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) nos documentos de políticas do município do Ipojuca-PE. Os resultados revelam que a “liderança”, constituída na ação política, transcende à estrutura, ao mesmo tempo em que só pode agir porque esta mesma estrutura se constitui por meio da indecidibilidade. Assim, apesar da política sofrer com as restrições, do contexto situado, do contexto material e do contexto externo, e com os discursos ambivalentes, sua atuação depende dos papéis assumidos pelos atores, que buscam por meio do currículo municipal e do planejamento estratégico da SME colocar a política em cena.