Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João da Mata, localizada no município de Pombal, Estado da Paraíba no tocante a educação prisional, modalidade atendida pela referida instituição de ensino e que trouxe para e traz até a presente relevância para a prática de ressocialização das pessoas privadas de liberdade, bem como para os seus estudantes ditos pelo sistema de ensino imposto no Brasil como regulares. Trabalhou-se inicialmente na escola a provocação por meio do projeto de redação da CGU intitulado “Faça o que é certo, mesmo que o outro não veja” de qual postura enquanto cidadão o estudante precisa ter na escola, para a escola e fora da escola. Observou-se também a relação dos estudantes regularmente matriculados no sistema regular de ensino e dos estudantes privados de liberdade e percebeu-se uma aproximação forte por parentesco entre os mesmos. Sendo a escola o ponto de partida para o ensino dos direitos e deveres do cidadão tomou-se como compromisso de valorizar a cultura do letramento, da ressocialização e da remissão de pena dos estudantes privados de liberdade por meio da implantação de turmas na modalidade EJA, implantação de biblioteca dentro da cadeia pública e da escola e do trabalho voluntário no próprio prédio sede da Escola.