Esta pesquisa tem como objeto de estudo a política de educação infantil em Alagoas e a garantia do direito à educação infantil, considerando os avanços e entraves decorrentes, com o objetivo de analisar a efetivação do direito à educação das crianças de 0 a 5 anos, assentado nos aspectos históricos e conjunturais das políticas públicas para a educação infantil instituídas no estado de Alagoas, a partir da Constituição Federal de 1988. Levando em conta os aspectos teóricos e legais no campo da educação infantil, a pesquisa busca responder em que medida o Estado de Alagoas tem correspondido à garantia do direito constitucional à educação infantil das crianças de 0 a 5 anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com a finalidade de perceber os processos em rota, intenções e concepções acerca da educação infantil pautados nos documentos norteadores do sistema estadual, especificamente o Plano Estadual de Educação 2015-2025 e o Referencial Curricular de Alagoas para a Educação Infantil. Também consideramos para essa análise, os relatórios do Inep/MEC, Pnad/IBGE, Anuário Brasileiro da Educação Básica (2020), PNE em movimento, entre outros documentos e informações oficiais disponíveis nos sítios eletrônicos dos governos federal e estadual. Os resultados indicam que, em Alagoas, a política de educação infantil instituída, colhe modestos avanços e ainda mantem muitos entraves, nessas três últimas décadas, não alcançando as metas previstas de atendimento e negando a uma significativa parcela de crianças, em especial as de 0 a 3 anos, o direito ao atendimento educacional. Há ainda um longo caminho para garantir as metas de atendimento e um projeto de educação infantil que respeite a especificidade da primeira infância, consolide o cuidado e a educação da criança de forma indissociável e que assegure um processo contínuo de desenvolvimento integral a todas elas.