Discute-se, nesse artigo, as quatro dimensões que compreendem a política de valorização docente, considerando-se as mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da década de 1990. Resultado dos estudos e pesquisas de cunho bibliográfico e documental desenvolvidos, sobretudo, no âmbito da iniciação científica, no Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Política, Sociedade e Educação – GETEPS, do Departamento de Ciências Humanas da Ufersa. O objetivo é analisar as dimensões da política de valorização docente e suas implicações no processo de consolidação dessa política. Fundamenta-se na Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) - Lei nº 11.738/08 e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) - Lei nº 14.276/21. Considera-se o aporte teórico de autores como Monlevade (1996); Pinto (2009); Oliveira (2010); Gatti (2011) e Oliveira e Vieira (2012), que compreendem as discussões sobre a Política de Valorização Docente através da carreira, remuneração, formação docente (inicial e continuada) e condições de trabalho, as quais são os objetos de estudo dessa pesquisa. A pesquisa desenvolvida nos permite afirmar que a compreensão das dimensões da valorização docente estão relacionadas às mudanças que permearam a educação a partir da década de 1990, quando o trabalho docente assumiu uma nova configuração, quando a política educacional brasileira foi influenciada pelo modelo econômico vigente, impactando diretamente nas formas de organização da educação, principalmente no que se refere às ações desenvolvidas para a garantia da valorização dos profissionais da educação.