CHELES, Joice De Souza. Educação, estado e trabalho. CONEDU - Políticas Públicas de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <http://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91465>. Acesso em: 28/12/2024 14:33
Este artigo tem como objetivo compreender como a Educação Pública no Brasil tornou-se o foco de ataques e refletir sobre qual o seu papel diante desse cenário. Pretendemos historicizar como as políticas educacionais se desenvolveram partindo da articulação entre os conceitos de Educação, Estado, e Trabalho. Acreditamos que a Educação precisa também ser compreendida por meio de aspectos macros; entendidas junto às metamorfoses políticas, econômicas e sociais, portanto, nossa metodologia será a do materialismo histórico dialético. A partir de um dos grandes marcos da economia mundial, suas mutações geradas pelas crises do capital, suas saídas e respostas, pontuamos como se formou uma hegemonia do pensamento liberal na sociedade. Assimilar estes movimentos permitirá que avancemos nas discussões educacionais; ascendendo o entendimento do leitor sobre a atual conjuntura. E por fim, compreender que a educação pública tem seus limites e desafios, mas também tem um papel importante nesse contexto carregado de interesses. Assim, esperamos trazer elementos e conceitos fundamentais para a compreensão do que hoje temos como sistema de ensino no Brasil.