Artigo CONEDU - Políticas Públicas de Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-76-4

AS PROVAS DE HABILIDADES ESPECÍFICAS E O SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU): IMPACTOS DA POLÍTICA PÚBLICA NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS
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                  ALESSANDRA FREIRE MAGALH&Atilde;ES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n
                  ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  ANDERSON GON&Ccedil;ALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n
                  DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n
                  ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n
                  ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n
                  HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n
                  IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n
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                  IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n
                  JACY DE ARA&Uacute;JO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n
                  JARDEL PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  JAVAN SAMI ARA&Uacute;JO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n
                  JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  KARINA MARIA DE SOUZA SOARES &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n
                  MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  MARIA JOS&Eacute; GUERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - S&Atilde;O JOS&Eacute; DA LAJE)<br />\r\n
                  NAYANNE COSTA ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n
                  SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  S&Oacute;NIA ANDR&Eacute; (UFPA)<br />\r\n
                  TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n
                  WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  ANDERSON GON&Ccedil;ALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este artigo aborda o tema das provas (ou testes) de habilidades específicas (PHE), as quais eram recorrentemente aplicadas para candidatos aos cursos que exigiam determinadas aptidões físicas ou habilidades artísticas, tais como Artes Visuais, Cinema, Teatro, Dança, Música, Arquitetura e Urbanismo, Design e Educação Física. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), essas provas foram proibidas, uma vez que não podem ser oferecidas vagas em cursos que exijam esse tipo de prova. Em decorrência dessa proibição, especialmente durante a pandemia de Covid-19, os cursos abriram mão da aplicação dessas provas para ingressarem no SiSU. Portanto, este artigo é fruto de uma pesquisa que partiu da seguinte questão: quais são as consequências da eliminação das provas de habilidades específicas para o acesso ao ensino superior e para a formação de profissionais nessas áreas do conhecimento? O principal objetivo deste artigo é apresentar uma discussão sobre os impactos do SiSU, entendido como uma política pública de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior, apontando fragilidades e potencialidades que emergiram da eliminação das provas de habilidades específicas nos processos seletivos. Metodologicamente, este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório. Trata-se de uma pesquisa tanto bibliográfica quanto documental. Para além da revisão de literatura, buscou-se, nos documentos oficiais e em sites informativos, noticiosos e institucionais, compreender os discursos que apontam os prós e os contras da suspensão dessas provas. Ao final, pode-se perceber que, se por um lado, acredita-se que a eliminação das provas de habilidades específicas pode garantir maior democratização no ingresso ao ensino superior, por outro, abre-se uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento das diversas habilidades específicas durante a educação básica e evidencia-se a necessidade urgente de um debate mais amplo sobre a aplicação desse tipo de prova.

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