O Programa Escola 10 foi implantado em 2018 no estado de Alagoas, através da Lei nº 8.048/2018, na gestão do então governador José Renan Vasconcelos Calheiros Filho (MDB). Tem se consolidado como uma política de governo e oferece um acordo de cooperação a partir da assinatura de um termo de adesão, almejando impulsionar os indicadores educacionais para o alcance de metas. Nesse sentido, este trabalho objetiva trazer uma análise crítica para o desvelamento de questões relacionadas ao currículo e as avaliações externas que perpassam o Programa Escola 10 no estado de Alagoas, sendo estes, definidores para o alcance das metas educacionais. No tocante à metodologia, é uma pesquisa de cunho qualitativo, com revisão bibliográfica e análise documental, a partir de normativas legais que orientam o Programa. Contudo, observamos que esta política tem contribuído para a homogeneização curricular, alinhando o currículo da escola com as avaliações em larga escala, com a imposição de apostilas e testes constantes para treinamento dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. Além de exercer um controle sobre as instituições escolares e docentes, retirando a sua autonomia administrativa e pedagógica e valorizando perfomatividades para uma possível qualidade da educação.