O estudo aqui apresentado tece as discussões com base na BNCC e suas aplicações para o ensino de Língua Portuguesa em comunidades indígenas. Por ser uma área que explora elementos linguísticos e a fusão de saberes traz na temática central a relação que alunos das escolas indígenas do município de Japurá-AM têm com a Língua Portuguesa e com as inovações do sistema de ensino. A maior preocupação com o sistema de educação deveria ser assegurar aos estudantes de diferentes etnias o direito de uma educação inclusiva e adaptada à sua cultura e valores. Com essa perspectiva este estudo visa analisar de quais maneiras os documentos norteadores (BNCC e RCA) para educação no Amazonas propõem o ensino da Língua Portuguesa, considerando as comunidades indígenas. De natureza exploratória com a metodologia de abordagem qualitativa com a coleta, analise e interpretação de dados coletados. Do universo estudado foi aplicado questionários contendo 12 perguntas estruturadas e semiestruturadas, com as discursivas para aplicação com professores de língua portuguesa que atuam em escolas indígenas no estado de Amazonas. As aplicações foram por meio presencial e on line com questionário proposto pelo google forms. Adicional aos instrumentos aplicados foi feito um levantamento da literatura para buscar bases teóricas que subsidiaram o aporte base para as discussões amparado nos documentos normativos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular Amazonense (RCA). Os resultados apontam para uma reflexão sobre as principais problemáticas que fazem do ensino na região indígena um desafio pela percepção dos professores, alunos e toda a rede que se ajusta ao desenvolvimento de competências inovadoras para a adequação do ensino para atender a novas concepções.