RESUMO Contemporaneamente, com o acirramento do capitalismo, da mercantilização social, surgem cada vez mais estratégias para levar os sujeitos ao consumo, na maioria das vezes, exacerbado e desnecessário. E nesse cenário, a publicidade (o gênero publicitário), a serviço do capital, utiliza estratégias sutis ou arrojadas, para vender aos consumidores os artefatos produzidos pelos setores produtivos. Um dos ardis utilizados é a constituição de identidades culturais/sociais prestigiadas, particularizadas, que criam para os consumidores (independente de classe social) a ilusão/sensação de que eles são seres únicos, a partir do consumo de determinados produtos, bens ou serviços. Acredita-se, portanto, enquanto docente da escola pública e bolsista do Profletras/CH/UEPB, que esta questão, tendo em vista os níveis de desigualdades socioculturais existentes no planeta, deva ser amplamente discutida, principalmente, na escola. Este espaço deve contribuir para a formação de sujeitos leitores críticos/reflexivos, para dentre outras coisas, conviver com o consumismo. Assim, tendo em vista as contribuições teóricas de Zigmunt Bauman, Stuart Hall, Gilles Lipovetsky, este artigo objetivou apresentar reflexões sobre os resultados de uma proposta didática (com a utilização do gênero anúncio publicitário), aplicada no 9º ano do ensino fundamental. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e pesquisa-ação, cujos sujeitos foram alunos do 9º ano de uma escola pública de Campina Grande/PB Os procedimentos da pesquisa foram efetivados em três etapas: leitura da teoria, planejamento da Sequência didática e aplicação desta proposta em 06 aulas de língua portuguesa. Os alunos puderam perceber que o papel do gênero textual publicidade é vender, independente do consumidor necessitar ou não de determinado produto e, que existem necessidades e que outras são criadas para os sujeitos; que as peças publicitárias criam identidades para os sujeitos, com a ilusão de torna-los seres sujeitos diferentes, mas que, no entanto, todos os que compram o mesmo produto/serviço se tornam iguais. Palavras-chave: ,, ,