Artigo CONEDU - Ensino de línguas

E-books

ISBN: 978-65-86901-70-2

O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E A TRADUÇÃO: DIALOGANDO COM O LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2022-07-12 14:49:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91505
    "edicao_id" => 256
    "trabalho_id" => 1910
    "inscrito_id" => 13826
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E A TRADUÇÃO: DIALOGANDO COM O LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Este estudo é fruto de um trabalho de conclusão de curso que reflete sobre os aspectos da tradução presentes no ensino de língua espanhola na rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo descrever as categorias de tradução presentes nos textos/atividades no livro didático Cercanía Joven 1, esse livro foi adotado pela Escola de Aplicação de Petrolina destinado as aulas de língua espanhola correspondente ao primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado para esse estudo está pautado nas reflexões de Jakobson (2011), Lucindo (2006), Branco e Santos (2017). A metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, pois, será apresentado uma análise do livro didático Cercanía Joven 1 e sugestões de atividades voltadas para as aulas de língua espanhola, este livro Cercanía Joven 1 faz parte da coleção de língua espanhola do 1º ano do Ensino Médio adotada pelo estado de Pernambuco e avaliado pelo Plano Nacional do Livro Didático, doravante PNLD. Dos resultados encontrados, percebe-se que muito pode ser aproveitado desse livro didático quanto aos aspectos da Tradução e o professor encontra-se munido de materiais e informações que facilite o uso deste para o melhor ensino aprendizagem da língua espanhola para a sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13826_TB1910_19092022233251.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:38:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOICE GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOICE"
    "autor_email" => "joicelima5@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91505
    "edicao_id" => 256
    "trabalho_id" => 1910
    "inscrito_id" => 13826
    "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA E A TRADUÇÃO: DIALOGANDO COM O LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "Este estudo é fruto de um trabalho de conclusão de curso que reflete sobre os aspectos da tradução presentes no ensino de língua espanhola na rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo descrever as categorias de tradução presentes nos textos/atividades no livro didático Cercanía Joven 1, esse livro foi adotado pela Escola de Aplicação de Petrolina destinado as aulas de língua espanhola correspondente ao primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado para esse estudo está pautado nas reflexões de Jakobson (2011), Lucindo (2006), Branco e Santos (2017). A metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, pois, será apresentado uma análise do livro didático Cercanía Joven 1 e sugestões de atividades voltadas para as aulas de língua espanhola, este livro Cercanía Joven 1 faz parte da coleção de língua espanhola do 1º ano do Ensino Médio adotada pelo estado de Pernambuco e avaliado pelo Plano Nacional do Livro Didático, doravante PNLD. Dos resultados encontrados, percebe-se que muito pode ser aproveitado desse livro didático quanto aos aspectos da Tradução e o professor encontra-se munido de materiais e informações que facilite o uso deste para o melhor ensino aprendizagem da língua espanhola para a sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13826_TB1910_19092022233251.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:38:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOICE GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOICE"
    "autor_email" => "joicelima5@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 256
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
        "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 256
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
        "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 150
                "edicao_id" => 256
                "codigo" => "978-65-86901-70-2"
                "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n
                  CARMEN VER&Ocirc;NICA DE ALMEIDA RIBEIRO N&Oacute;BREGA (UFCG)<br />\r\n
                  DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n
                  EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIA EVANGELISTA GOMES SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  FABR&Iacute;CIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n
                  JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabel&ecirc;/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n
                  LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n
                  MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n
                  VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf"
                "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 150
                "edicao_id" => 256
                "codigo" => "978-65-86901-70-2"
                "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n
                  CARMEN VER&Ocirc;NICA DE ALMEIDA RIBEIRO N&Oacute;BREGA (UFCG)<br />\r\n
                  DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n
                  EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIA EVANGELISTA GOMES SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  FABR&Iacute;CIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n
                  JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabel&ecirc;/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n
                  LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n
                  MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n
                  VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf"
                "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este estudo é fruto de um trabalho de conclusão de curso que reflete sobre os aspectos da tradução presentes no ensino de língua espanhola na rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Este artigo tem como objetivo descrever as categorias de tradução presentes nos textos/atividades no livro didático Cercanía Joven 1, esse livro foi adotado pela Escola de Aplicação de Petrolina destinado as aulas de língua espanhola correspondente ao primeiro ano do ensino médio. O referencial teórico utilizado para esse estudo está pautado nas reflexões de Jakobson (2011), Lucindo (2006), Branco e Santos (2017). A metodologia é de natureza bibliográfica e qualitativa, pois, será apresentado uma análise do livro didático Cercanía Joven 1 e sugestões de atividades voltadas para as aulas de língua espanhola, este livro Cercanía Joven 1 faz parte da coleção de língua espanhola do 1º ano do Ensino Médio adotada pelo estado de Pernambuco e avaliado pelo Plano Nacional do Livro Didático, doravante PNLD. Dos resultados encontrados, percebe-se que muito pode ser aproveitado desse livro didático quanto aos aspectos da Tradução e o professor encontra-se munido de materiais e informações que facilite o uso deste para o melhor ensino aprendizagem da língua espanhola para a sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.