Este artigo busca refletir as potencialidades das metodologias ativas no processo de construção da autonomia e do protagonismo dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de nível médio na aprendizagem do espanhol. Considerando que as mudanças curriculares atuais exigem diferentes formas de ensinar e de aprender, em um contexto em que a tecnologia se apresenta como necessária e com potencial para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo discentes. Trata-se de uma Pesquisa bibliográfica destacando como as metodologias ativas podem contribuir no processo de aprendizagem ativo e com autonomia entre estudantes da EPT nas aulas de espanhol por meio de metodologia ativa. Objetiva de forma geral discutir sobre a autonomia e protagonismo discente nas aulas de espanhol da EPT de nível médio, destacando as metodologias ativas que podem promover esta aprendizagem ativa e autônoma nas aulas de língua espanhola, repensando a práxis do ensino de língua espanhola na EPT de nível médio. Nesta perspectiva, com esse levantamento bibliográfico foi possível analisar as potencialidades das metodologias ativas aplicada nas aulas, subsidiadas em Freire (2005), Ramos (2008), Kuenzer (1988), Fuentes (2008), Demo (1998), Silva (2009), Bastos (2006) dentre outros. Percebe-se que as mudanças decorrentes da tecnologia sinalizam para transformações necessárias no contexto educacional possibilitando uma aprendizagem mais significativa e centrada no processo de ensino-aprendizagem do estudante, sendo as metodologias ativas um caminho em potencial para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos(as) discentes levando-se em consideração que os estudantes passam a sentir-se parte efetiva da aula. Se pode inferir diante da experiência das metodologias ativas aplicadas nas aulas de espanhol do EMI, que quanto menos se aplica metodologias baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades, estimula a autonomia dos estudantes.