Artigo CONEDU - Ensino de línguas

E-books

ISBN: 978-65-86901-70-2

ATIVIDADES GRAMATICAIS, ADJETIVOS E LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2022-07-12 14:49:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91506
    "edicao_id" => 256
    "trabalho_id" => 1984
    "inscrito_id" => 11483
    "titulo" => "ATIVIDADES GRAMATICAIS, ADJETIVOS E LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre atividades gramaticais, retiradas de um livro didático do 4o ano do Ensino Fundamental I, utilizado em escolas públicas de Maceió, que teve como objetivo principal analisar em que medida as atividades gramaticais contribuem para uma aprendizagem mais consciente e significativa sobre o adjetivo e sobre o léxico. A pesquisa foi qualitativa, por meio de uma análise documental, referenciada em estudiosos da língua portuguesa, com recorte para reflexões sobre adjetivos e o léxico com o apoio do dicionário. Os resultados indicam a reafirmação de que o livro didático é o principal instrumento para estudo da língua materna nas salas de aula das escolas públicas e que propostas de atividades com a exploração dos adjetivos podem contribuir para o estudo e ampliação consciente do léxico de forma significativa para os alunos quando elas consideram e procuram refletir as influências e dinâmica relacionadas a língua dentro e fora dos espaços escolares."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID11483_TB1984_30112022123917.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:38:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANY CRISTINA FELIX"
    "autor_nome_curto" => "ANY"
    "autor_email" => "any.felix@cedu.ufal.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91506
    "edicao_id" => 256
    "trabalho_id" => 1984
    "inscrito_id" => 11483
    "titulo" => "ATIVIDADES GRAMATICAIS, ADJETIVOS E LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre atividades gramaticais, retiradas de um livro didático do 4o ano do Ensino Fundamental I, utilizado em escolas públicas de Maceió, que teve como objetivo principal analisar em que medida as atividades gramaticais contribuem para uma aprendizagem mais consciente e significativa sobre o adjetivo e sobre o léxico. A pesquisa foi qualitativa, por meio de uma análise documental, referenciada em estudiosos da língua portuguesa, com recorte para reflexões sobre adjetivos e o léxico com o apoio do dicionário. Os resultados indicam a reafirmação de que o livro didático é o principal instrumento para estudo da língua materna nas salas de aula das escolas públicas e que propostas de atividades com a exploração dos adjetivos podem contribuir para o estudo e ampliação consciente do léxico de forma significativa para os alunos quando elas consideram e procuram refletir as influências e dinâmica relacionadas a língua dentro e fora dos espaços escolares."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID11483_TB1984_30112022123917.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:38:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANY CRISTINA FELIX"
    "autor_nome_curto" => "ANY"
    "autor_email" => "any.felix@cedu.ufal.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-linguas"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:02"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 256
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
        "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 256
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-linguas"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de línguas"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c0bf57354_30012023100607.jpg"
        "timbrado" => "62cdb40e1fc92_12072022144902.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 150
                "edicao_id" => 256
                "codigo" => "978-65-86901-70-2"
                "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n
                  CARMEN VER&Ocirc;NICA DE ALMEIDA RIBEIRO N&Oacute;BREGA (UFCG)<br />\r\n
                  DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n
                  EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIA EVANGELISTA GOMES SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  FABR&Iacute;CIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n
                  JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabel&ecirc;/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n
                  LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n
                  MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n
                  VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf"
                "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 150
                "edicao_id" => 256
                "codigo" => "978-65-86901-70-2"
                "capa" => "63d7c0bf5a398_30012023100607.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de línguas"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALACHERMAM BRADDYLLA ESTEVAM SALES (UFCG)<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UEPB/UFPB)<br />\r\n
                  CARMEN VER&Ocirc;NICA DE ALMEIDA RIBEIRO N&Oacute;BREGA (UFCG)<br />\r\n
                  DEYVID SOUZA NASCIMENTO (UFPE)<br />\r\n
                  EMANOELLE MARIA BRASIL DE VASCONCELOS (UEPB)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIA EVANGELISTA GOMES SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  FABR&Iacute;CIO CORDEIRO DANTAS (UFCG)<br />\r\n
                  FL&Aacute;VIA BARBOSA DE SANTANA ARA&Uacute;JO (PREFEITURA DE IPOJUCA)<br />\r\n
                  HYLO LEAL PEREIRA (SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  ISOLDA ALEXANDRINA SILVA BESERRA LACERDA (UPE)<br />\r\n
                  JOELMA DA SILVA NEVES (SEDUC-Zabel&ecirc;/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; HERBERTT NEVES FLORENCIO (UFCG)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ (UFCG)<br />\r\n
                  LUANA FARIAS (UFCG)<br />\r\n
                  MANUELLA BARRETO BITENCOURT (UFCG)<br />\r\n
                  PATRICIO DE ALBUQUERQUE VIEIRA (IFRN)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  SHALATIEL BERNARDO MARTINS (UFRN/URCA)<br />\r\n
                  VILMA LUCIA PEREIRA S. CRUZ (FAESC- FACULDADE DA ESCADA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c0bf5ac65_30012023100607.pdf"
                "arquivo" => "30012023100319-CONEDU---GT-15.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:02"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:54"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre atividades gramaticais, retiradas de um livro didático do 4o ano do Ensino Fundamental I, utilizado em escolas públicas de Maceió, que teve como objetivo principal analisar em que medida as atividades gramaticais contribuem para uma aprendizagem mais consciente e significativa sobre o adjetivo e sobre o léxico. A pesquisa foi qualitativa, por meio de uma análise documental, referenciada em estudiosos da língua portuguesa, com recorte para reflexões sobre adjetivos e o léxico com o apoio do dicionário. Os resultados indicam a reafirmação de que o livro didático é o principal instrumento para estudo da língua materna nas salas de aula das escolas públicas e que propostas de atividades com a exploração dos adjetivos podem contribuir para o estudo e ampliação consciente do léxico de forma significativa para os alunos quando elas consideram e procuram refletir as influências e dinâmica relacionadas a língua dentro e fora dos espaços escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.