TAREFAS MATEMÁTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100019 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7077 "inscrito_id" => 14091 "titulo" => "TAREFAS MATEMÁTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho resulta das reflexões docentes proporcionadas pela participação em um grupo de professores do Ensino Superior que atuam numa perspectiva de trabalho colaborativo em Álgebra Linear e que impactaram a prática de um dos seus membros na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II (CDI-2). A partir das interações entre o grupo, surgiram inquietações sobre quais mudanças poderiam ser efetuadas na prática do professor de CDI-2 com vistas a promover um maior engajamento dos estudantes com sua aprendizagem. Uma das alternativas encontradas consistiu na adoção de uma metodologia de avaliação formativa, que propiciasse aos estudantes a identificar lacunas existentes em sua aprendizagem e os estimulassem a desenvolver habilidades e competências a partir da resolução de tarefas matemáticas, bem como fornecesse subsídios ao professor para orientar sua prática a partir das dificuldades enfrentadas pelos alunos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo investigar o potencial formativo de tarefas matemáticas, mediadas por tecnologia, na aprendizagem em CDI-2. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender o potencial da utilização de tarefas matemáticas como instrumento de avaliação formativa no Ensino Superior. Neste artigo, analisamos os dados coletados com a aplicação de tarefas avaliativas, integradas à plataforma Moodle, em duas turmas de CDI-2 de uma universidade pública brasileira, e as impressões de 21 estudantes sobre a funcionalidade das ferramentas tecnológicas adotadas e as potencialidades e fragilidades de tal metodologia avaliativa em sua formação, recolhidas por meio de questionário eletrônico. Os resultados indicam o potencial formativo das tarefas matemáticas, com destaque para a sua utilização pelos estudantes como instrumento para revisão dos conteúdos, identificação das suas principais dificuldades e incentivo para discussão de dúvidas com colegas e o professor a partir dos feedbacks fornecidos, fatores que, em conjunto, podem estimular um maior envolvimento dos estudantes com sua aprendizagem em CDI-2." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14091_TB7077_10122023212035.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARNEI LUIS MANDLER" "autor_nome_curto" => "MARNEI" "autor_email" => "marnei.mandler@udesc.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100019 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7077 "inscrito_id" => 14091 "titulo" => "TAREFAS MATEMÁTICAS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL" "resumo" => "Este trabalho resulta das reflexões docentes proporcionadas pela participação em um grupo de professores do Ensino Superior que atuam numa perspectiva de trabalho colaborativo em Álgebra Linear e que impactaram a prática de um dos seus membros na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II (CDI-2). A partir das interações entre o grupo, surgiram inquietações sobre quais mudanças poderiam ser efetuadas na prática do professor de CDI-2 com vistas a promover um maior engajamento dos estudantes com sua aprendizagem. Uma das alternativas encontradas consistiu na adoção de uma metodologia de avaliação formativa, que propiciasse aos estudantes a identificar lacunas existentes em sua aprendizagem e os estimulassem a desenvolver habilidades e competências a partir da resolução de tarefas matemáticas, bem como fornecesse subsídios ao professor para orientar sua prática a partir das dificuldades enfrentadas pelos alunos. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo investigar o potencial formativo de tarefas matemáticas, mediadas por tecnologia, na aprendizagem em CDI-2. Pela natureza do objetivo, adotamos uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscando compreender o potencial da utilização de tarefas matemáticas como instrumento de avaliação formativa no Ensino Superior. Neste artigo, analisamos os dados coletados com a aplicação de tarefas avaliativas, integradas à plataforma Moodle, em duas turmas de CDI-2 de uma universidade pública brasileira, e as impressões de 21 estudantes sobre a funcionalidade das ferramentas tecnológicas adotadas e as potencialidades e fragilidades de tal metodologia avaliativa em sua formação, recolhidas por meio de questionário eletrônico. Os resultados indicam o potencial formativo das tarefas matemáticas, com destaque para a sua utilização pelos estudantes como instrumento para revisão dos conteúdos, identificação das suas principais dificuldades e incentivo para discussão de dúvidas com colegas e o professor a partir dos feedbacks fornecidos, fatores que, em conjunto, podem estimular um maior envolvimento dos estudantes com sua aprendizagem em CDI-2." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14091_TB7077_10122023212035.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARNEI LUIS MANDLER" "autor_nome_curto" => "MARNEI" "autor_email" => "marnei.mandler@udesc.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }