AS “TICAS” DE “MATEMA” E A GEOMETRIA FRACTAL: UMA ANÁLISE DOS FRACTAIS AFRICANOS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95966 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1728 "inscrito_id" => 13213 "titulo" => "AS “TICAS” DE “MATEMA” E A GEOMETRIA FRACTAL: UMA ANÁLISE DOS FRACTAIS AFRICANOS." "resumo" => "A Educação Matemática é um campo de ensino transdisciplinar, cuja as perspectivas de ensino abrangem a Etnomatemática, já que esta rompe e amplia barreiras impostas ao ensino matemático. Partindo do princípio de que a Etnomatemática nos possibilita estudar matematicamente uma cultura distinta, e aliada a Geometria Fractal, é o que nos permite discorrermos sobre o presente trabalho. Dito isso, neste estudo visa-se compreender: em quais outros domínios da cultura africana podemos encontrar a autossimilaridade (fractais)? Pra tal proposito, realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, analisando os dados em busca de tecer compreensões a respeito da pergunta norteadora, em função disso, realiza-se um agrupamento dos modos em que os fractais se evidenciam mediante a cultura africana, onde cada qual será minuciosamente explicitado. Desse modo, esta pesquisa é desenvolvida com o intuito de apresentar temas que necessitam serem debatidos e explicitados, pois, pouco ainda se ouvem falar da Geometria Fractal, e mais pouco ainda se discutem sobre as possibilidades de fractais que não existem só na natureza, e é pensando nisso que a Etnomatemática surge justamente nessa perspectiva de apresentação de culturas diversas. Por fim, o presente trabalho possibilita desenvolver a capacidade de aprendizado diante de um tema relativamente novo, onde a busca por enunciar o problema, permite desenvolver competências que serão vantajosas para a formação docente e discente no que diz respeito a busca por conhecimentos diversos, permitindo enriquecer a suas práticas pedagógicas e descaracterizar a matemática eurocêntrica como única no ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13213_TB1728_04052023000819.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA SANTOS" "autor_email" => "liviasousa.20190002030@ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95966 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1728 "inscrito_id" => 13213 "titulo" => "AS “TICAS” DE “MATEMA” E A GEOMETRIA FRACTAL: UMA ANÁLISE DOS FRACTAIS AFRICANOS." "resumo" => "A Educação Matemática é um campo de ensino transdisciplinar, cuja as perspectivas de ensino abrangem a Etnomatemática, já que esta rompe e amplia barreiras impostas ao ensino matemático. Partindo do princípio de que a Etnomatemática nos possibilita estudar matematicamente uma cultura distinta, e aliada a Geometria Fractal, é o que nos permite discorrermos sobre o presente trabalho. Dito isso, neste estudo visa-se compreender: em quais outros domínios da cultura africana podemos encontrar a autossimilaridade (fractais)? Pra tal proposito, realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, analisando os dados em busca de tecer compreensões a respeito da pergunta norteadora, em função disso, realiza-se um agrupamento dos modos em que os fractais se evidenciam mediante a cultura africana, onde cada qual será minuciosamente explicitado. Desse modo, esta pesquisa é desenvolvida com o intuito de apresentar temas que necessitam serem debatidos e explicitados, pois, pouco ainda se ouvem falar da Geometria Fractal, e mais pouco ainda se discutem sobre as possibilidades de fractais que não existem só na natureza, e é pensando nisso que a Etnomatemática surge justamente nessa perspectiva de apresentação de culturas diversas. Por fim, o presente trabalho possibilita desenvolver a capacidade de aprendizado diante de um tema relativamente novo, onde a busca por enunciar o problema, permite desenvolver competências que serão vantajosas para a formação docente e discente no que diz respeito a busca por conhecimentos diversos, permitindo enriquecer a suas práticas pedagógicas e descaracterizar a matemática eurocêntrica como única no ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13213_TB1728_04052023000819.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA SANTOS" "autor_email" => "liviasousa.20190002030@ue" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }