A química desempenha um papel fundamental na compreensão dos processos químicos que ocorrem em nosso organismo e na indústria. No entanto, muitos alunos têm dificuldades para estudar esta ciência, levando a altos índices de reprovação e apatia em aprender sobre a temática. O objetivo deste trabalho é explorar e identificar os principais obstáculos que os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública enfrentam ao estudar Química, especialmente após um período de ensino remoto devido à pandemia do COVID-19, em preparação para vestibulares/ENEM. Para a realização desta investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, respondido pelos alunos. Foi demonstrado que alguns dos desafios na aprendizagem de Química estão ligados à resolução de questões, principalmente na compreensão do enunciado e do uso do raciocínio lógico-matemático, o que é agravado pelas dificuldades associadas ao ensino remoto, como cansaço e falta de motivação para realizar exercícios. O ensaio identifica essas dificuldades e propõe soluções práticas para elas. Essas táticas incluem incentivar o crescimento do raciocínio lógico-matemático por meio da prática focada, desenvolvendo atividades envolventes que relacionam os princípios químicos às situações diárias, destacando a relevância do aprendizado experimental e incentivando o envolvimento ativo do aluno. Além disso, o artigo enfatiza a necessidade de técnicas de ensino adequadas, bem como a ajuda de educadores, instituições de ensino e dos próprios alunos na superação desses desafios. É possível criar experiências de aprendizagem mais significativas e desenvolver o interesse dos alunos pela Química aplicando metodologias ativas, preparando-os melhor para os vestibulares. Superar as dificuldades no estudo da Química é fundamental para desenvolver alunos críticos e reflexivos, capazes de contribuir para avanços científicos e técnicos, bem como compreender e interagir de forma eficiente com o ambiente químico ao seu redor.