TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PRECURSOR NO ENSINO DO SISTEMA ABO: UMA ABORDAGEM COM A FERRAMENTA KAHOOT!
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100780 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8250 "inscrito_id" => 5450 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PRECURSOR NO ENSINO DO SISTEMA ABO: UMA ABORDAGEM COM A FERRAMENTA KAHOOT!" "resumo" => "O sistema ABO é um dos componentes presente na grade curricular do ensino médio e explica os diferentes tipos sanguíneos e suas respectivas compatibilidades. A impossibilidade de práticas com uso de material biológico por questões de biossegurança, acaba gerando a necessidade de outras propostas na abordagem do conteúdo. É necessário que os estudantes consigam compreender os tipos sanguíneos e a importância de ações sociais como na doação de sangue. As Tecnologias Digitais podem ser um viés de usabilidade por permitir recursos e ferramentas mais atrativas e que possibilita que as aulas sejam mais dinâmicas e interativas. O objetivo deste trabalho é elaborar um quiz educacional como recurso didático para o ensino do Sistema ABO. O quiz foi desenvolvido na plataforma Kahoot, sendo elaborado com questões de verdadeiro ou falso e de múltipla escolha, apresentando imagens ou não. Durante cada pergunta será definido um tempo mínimo para resolução da questão proposta, assim como, diferentes níveis de dificuldade ao longo das atividades, e diferentes definições de tempo de acordo com a dificuldade apresentada, pode-se jogar com prazo de dias, ou todos ao mesmo tempo juntamente ao professor. Além disso, pode-se apresentar as alternativas nos aparelhos de cada aluno, ou apenas no aparelho do professor, e ser espelhado na sala de aula, e os alunos irão possuir apenas a representação da alternativa para poder marcar. Deve ser jogado individualmente, ao final, o quiz respondido gerará uma pontuação, considerando os acertos e o tempo das respostas, havendo a formação de rankings. O vencedor será o que apresentar a maior pontuação em menor uso do tempo proposto. A produção de recursos por Tecnologias Digitais pode ser utilizada pelo professor durante as suas aulas, como revisão dos conteúdos vistos, através de uma abordagem lúdica e dinâmica, colaborando com a aprendizagem dos estudantes e na prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5450_TB8250_19112023233311.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ ARAUJO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "obeatriz31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100780 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8250 "inscrito_id" => 5450 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PRECURSOR NO ENSINO DO SISTEMA ABO: UMA ABORDAGEM COM A FERRAMENTA KAHOOT!" "resumo" => "O sistema ABO é um dos componentes presente na grade curricular do ensino médio e explica os diferentes tipos sanguíneos e suas respectivas compatibilidades. A impossibilidade de práticas com uso de material biológico por questões de biossegurança, acaba gerando a necessidade de outras propostas na abordagem do conteúdo. É necessário que os estudantes consigam compreender os tipos sanguíneos e a importância de ações sociais como na doação de sangue. As Tecnologias Digitais podem ser um viés de usabilidade por permitir recursos e ferramentas mais atrativas e que possibilita que as aulas sejam mais dinâmicas e interativas. O objetivo deste trabalho é elaborar um quiz educacional como recurso didático para o ensino do Sistema ABO. O quiz foi desenvolvido na plataforma Kahoot, sendo elaborado com questões de verdadeiro ou falso e de múltipla escolha, apresentando imagens ou não. Durante cada pergunta será definido um tempo mínimo para resolução da questão proposta, assim como, diferentes níveis de dificuldade ao longo das atividades, e diferentes definições de tempo de acordo com a dificuldade apresentada, pode-se jogar com prazo de dias, ou todos ao mesmo tempo juntamente ao professor. Além disso, pode-se apresentar as alternativas nos aparelhos de cada aluno, ou apenas no aparelho do professor, e ser espelhado na sala de aula, e os alunos irão possuir apenas a representação da alternativa para poder marcar. Deve ser jogado individualmente, ao final, o quiz respondido gerará uma pontuação, considerando os acertos e o tempo das respostas, havendo a formação de rankings. O vencedor será o que apresentar a maior pontuação em menor uso do tempo proposto. A produção de recursos por Tecnologias Digitais pode ser utilizada pelo professor durante as suas aulas, como revisão dos conteúdos vistos, através de uma abordagem lúdica e dinâmica, colaborando com a aprendizagem dos estudantes e na prática docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5450_TB8250_19112023233311.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ ARAUJO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "obeatriz31@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }