GEOGRAFIA EM TELA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE DISCIPLINAS NA ÁREA DE AMBIENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100291 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7453 "inscrito_id" => 8894 "titulo" => "GEOGRAFIA EM TELA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE DISCIPLINAS NA ÁREA DE AMBIENTE" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados do Projeto Geografia em Tela que vem sendo implementado nas disciplinas de Geografia e da área de Ambiente. Esse projeto visa aprimorar o ensino de Geografia através do aprofundamento teórico-metodológico das categorias de análises geográficas (espaço, território, lugar, paisagem e região) debatidos por autores clássicos e contemporâneos, bem como por meio da arte, que expressam transformações socioespaciais e ambientais. Os estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri são instigados a pensar o espaço geográfico de modo crítico, no âmbito do Paradigma da Sustentabilidade. Para tanto, a fundamentação teórico-metodológica tem como base autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Andrade (2006), Castro e Gomes (2005), Corrêa e Rosendahl (2003), Eagleton (2011), Haesbaert (2004, 2002), Leff (2001), Marandola e Gratão (2010), Moreira (2010), Santos e Silveira (2010), Santos (1994, 1997), Souza (2005), entre outros. A partir da apresentação e debate sobre a Geografia e sua epistemologia, objeto de estudo e categorias de análises, as teorias, conceitos e temas são abordados com a realização de trabalhos e atividades que relacionam a Geografia com a arte. O desenho, a pintura, a xilogravura, a poesia e a música são utilizados como recursos metodológicos nas aulas de Geografia e em atividades realizadas na Semana de Humanidades do Campus Ouricuri, para promover um ensino de qualidade por meio da junção de atividades acadêmicas e de experiências empíricas dos estudantes em suas comunidades, trazendo-as para o debate no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8894_TB7453_20062023231337.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALECSANDRA PEREIRA DA COSTA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALECSANDRA" "autor_email" => "alecsandra.moreira@ifsert" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100291 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7453 "inscrito_id" => 8894 "titulo" => "GEOGRAFIA EM TELA: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E DE DISCIPLINAS NA ÁREA DE AMBIENTE" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo geral apresentar os resultados do Projeto Geografia em Tela que vem sendo implementado nas disciplinas de Geografia e da área de Ambiente. Esse projeto visa aprimorar o ensino de Geografia através do aprofundamento teórico-metodológico das categorias de análises geográficas (espaço, território, lugar, paisagem e região) debatidos por autores clássicos e contemporâneos, bem como por meio da arte, que expressam transformações socioespaciais e ambientais. Os estudantes do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) - Campus Ouricuri são instigados a pensar o espaço geográfico de modo crítico, no âmbito do Paradigma da Sustentabilidade. Para tanto, a fundamentação teórico-metodológica tem como base autores da Geografia e de áreas afins, tais como: Andrade (2006), Castro e Gomes (2005), Corrêa e Rosendahl (2003), Eagleton (2011), Haesbaert (2004, 2002), Leff (2001), Marandola e Gratão (2010), Moreira (2010), Santos e Silveira (2010), Santos (1994, 1997), Souza (2005), entre outros. A partir da apresentação e debate sobre a Geografia e sua epistemologia, objeto de estudo e categorias de análises, as teorias, conceitos e temas são abordados com a realização de trabalhos e atividades que relacionam a Geografia com a arte. O desenho, a pintura, a xilogravura, a poesia e a música são utilizados como recursos metodológicos nas aulas de Geografia e em atividades realizadas na Semana de Humanidades do Campus Ouricuri, para promover um ensino de qualidade por meio da junção de atividades acadêmicas e de experiências empíricas dos estudantes em suas comunidades, trazendo-as para o debate no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID8894_TB7453_20062023231337.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALECSANDRA PEREIRA DA COSTA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ALECSANDRA" "autor_email" => "alecsandra.moreira@ifsert" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }